Membros da Associação dos Trabalhadores Rodoviários de Transporte Escolar da cidade de Maputo reuniram-se, há dias, com o Instituto Nacional de Segurança Social (INSS), na cidade de Maputo, com o objectivo de firmar parceiras, tendentes à inscrição dos seus associados no sistema de segurança social.
Para o efeito, o grupo foi recebido, em encontro de cortesia, pela delegada do INSS na cidade de Maputo, Hortência Vasco Mucambe Banze, durante o qual foram firmadas parcerias que criam condições com vista a adesão dos visados ao sistema de segurança social, tendo, na ocasião, sido apresentadas as vantagens pela inscrição e canalização de contribuições dos trabalhadores ao INSS e outras matérias relacionadas com a legislação sobre a segurança social.
Na ocasião, Hortência Banze disse que encontros daquela natureza acontecerão com outros segmentos da sociedade, de modo a consciencializá-los sobre a importância e os benefícios oferecidos pelo sistema de segurança social. Trata-se de um exercício que está inserido na estratégia do sector de cobrir cada vez mais cidadãos no sistema de segurança social obrigatória, bem como consciencializá-los sobre a necessidade de se manterem activos no mesmo.
Por sua vez, os representantes dos transportadores responderam positivamente ao chamamento do INSS para a inscrição dos seus membros no sistema de segurança social, como forma de organizar o seu futuro social e dos seus dependentes.
Refira-se que sistema de segurança social obrigatório foi criado pela Lei nº 5/89, de 18 de Setembro, com o objectivo de garantir a subsistência dos trabalhadores em situação de falta ou diminuição da capacidade para o trabalho, nos casos de doença, maternidade, invalidez e velhice, assim como a subsistência dos familiares sobreviventes, em caso de morte dos referidos trabalhadores ou pensionistas.
