A Prova Anual de Vida (PAV) dos Pensionistas do Sistema de Segurança Social Obrigatório, gerido pelo Instituto Nacional de Segurança Social (INSS), decorre, em todo o País, até ao dia 9 de Maio de 2025.
A PAV é um procedimento administrativo que consiste na verificação física da existência do titular da pensão, para a continuidade da recepção da mesma.
A PAV, que desde o ano de 2018 decorre de forma biométrica, compreende a captação da imagem do pensionista e das impressões digitais, contribuindo para a transparência, celeridade e credibilidade do processo.
Para a realização da PAV, os pensionistas devem ser portadores do cartão de pensionista e do bilhete de identidade ou, ainda, o passaporte, para os pensionistas residentes no estrangeiro.
Os filhos, com idade entre os 18 e 25 anos, devem ainda apresentar o certificado de frequência de ensino médio ou superior.
Os pensionistas que, por razão do seu estado de saúde, estão impossibilitados de se deslocar aos serviços do INSS beneficiam de um atendimento domiciliário por parte dos técnicos do INSS.
O INSS exorta a todos os pensionistas no sentido de se dirigirem, dentro do prazo estabelecido, aos serviços do INSS, ao nível das delegações provinciais, delegações distritais e postos de atendimento, mais próximos das suas residências, a fim de realizarem a prova de vida.
Os pensionistas residentes no estrangeiro devem contactar as embaixadas ou serviços consulares de Moçambique.
Para o ano de 2025, a PAV abrangerá mais de 133.000 pensionistas, entre os de velhice, sobrevivência e invalidez, e a falta da sua realização, até ao dia 9 de Maio do ano em curso, implicará a suspensão da pensão.