A directora de Seguro Social no Instituto Nacional de Segurança Social (INSS), Hermenegilda Maria Carlos, defendeu, há dias, que a sua instituição deve garantir o aperfeiçoamento e aprimoramento da produção estatística diversa no sector, tendo em conta que tal apresenta-se como um factor essencial para a planificação de qualquer actividade.
Para o efeito, segundo Hermenegilda Carlos, a instituição deve produzir dados estatísticos precisos e confiantes. E, prosseguiu, com base nesta visão foi elaborado um plano de capacitação, contínua, dos seus quadros, nomeadamente os que lidam com a matéria, munindo-os de conhecimentos e experiências sobre os fundamentos e as práticas para a garantia da qualidade dos dados estatísticos ao nível do INSS.
Discursando em representação da Direcção-Geral do INSS, no final da formação sobre as garantias de qualidade de dados estatísticos, que teve lugar na localidade da Ponta D´Ouro, posto Administrativo de Zitundo, Distrito de Matutuine, Província de Maputo, a directora do seguro social disse que a iniciativa formativa constitui uma demonstração inequívoca do comprometimento da sua instituição, razão pela qual foram elaboradas abordagens estratégicas centradas na elevação da capacidade técnica e profissional dos quadros em referência.
A convicção de Hermenegilda foi de que aquela formação, que durou cerca de duas semanas e visou 35 profissionais do INSS, provenientes de todo o país, permitirá a estes continuar a aprimorarem os processos, as metodologias e, principalmente, a elevarem a postura profissional para que, cada vez mais, se ofereça dados de qualidade aos diferentes públicos, nomeadamente os utentes do sistema de segurança social e os demais interessados, quer internos ou externos.
Aliás, o mesmo optimismo foi manifestado pela representante dos formandos Filomena Pacule, que assegurou que os conteúdos apreendidos na capacitação irão possibilitar a melhoria da eficiência institucional, no âmbito da interpretação dos dados e a eficácia na elaboração dos boletins estatísticos e outras informações relevantes que relatam o desempenho institucional.
Já para o Instituto Nacional de Estatística (INE), que ministrou o curso, intervindo na cerimónia através de Marta Chaquisse, directora nacional de integração, coordenação e relações externas, a iniciativa do INSS é de enaltecer, visto que irá contribuir no fortalecimento das competências e capacidades técnicas dos quadros, em matéria de garantia de qualidade de dados administrativos. Outrossim, esta articulação institucional é benéfica, em termos de manifestação de interesse para a elaboração de memorando de entendimento de partilha e troca de dados administrativos entre o INE e o INSS.
O curso da Ponta D´Ouro ministrou diversa temática estatística, com destaque para a visão geral do sistema estatístico nacional de Moçambique, o manual de procedimento para a produção de estatísticas oficiais, a visão geral dos dados administrativos e a importância da qualidade dos dados.








