MINISTÉRIO DO TRABALHO, GÉNERO E ACÇÃO SOCIAL


O diretor-geral do Instituto Nacional de Segurança Social (INSS), Joaquim Moisés Siúta , esteve, entre os dias 2 e 3 de Abril corrente, a visitar a província da Zambézia, para inteirar-se do rítmo de execução dos trabalhos de construção de algumas infra-estruturas que irão albergar os serviços de segurança social naquele ponto da região centro do país.

Tratou-se de uma visita enquadrada no plano de monitoria a todas as obras de construção de infra-estruturas do seu sector, não apenas na Zambézia, como também nas outras províncias do país, algumas das quais em fase conclusiva, em termos de execução. Na Zambézia, Joaquim Siúta escalou as obras de construção das delegações distritais do INSS em Gurué e Alto-Molócue, cuja arquitectura das duas em fra-estruturas faz parte do novo modelo de edifícios que o INSS está a construir, em todo o país, para o funcionamento dos serviços das delegações distritais, modernos e resilientes a qualquer fenómeno natural, para além de fornecerem condições condignas para os funcionários trabalharem, bem como contribuir para um melhor atendimento aos cidadãos que procuram os seus serviços, ou seja os utilizadores do sistema da segurança social e da sociedade em geral.

Os trabalhos da obra de Gurué, cujo início teve lugar em Novembro do ano de 2023, satisfizeram a directora-geral do INSS, no que diz respeito à sua execução, facto que foi transmitido à administradora do distrito, Maria Elsa da Barca, prevendo-se que brevemente a infra-estrutura entre em funcionamento.

Implantado desde o ano de 1996 naquele ponto do norte da província da Zambézia, o sistema de segurança social, gerido pelo INSS, no Gurué já conta com um acumulado de1.306 contribuintes (empresas ou entidades empregadoras), 25.248 beneficiários (trabalhadores), 333 trabalhadores por conta própria (TCP), para além de 624 pensionistas. Potencialmente forte na agricultura, com destaque para o cultivo do chá e com grande expressão em trabalho sazonal, espera-se que com a entrada em funcionamento das novas instalações o sistema em Gurué conhecerá outro ímpeto, em termos de inscrição de mais contribuintes e trabalhadores.

Antes de Gurúè, Joaquim Siúta, que levou consigo à Zambézia o diretor da administração e Finanças no INSS, Jaime Custódio Nhavene, teve paragens nos distritos de Nicoadala e Namacurra onde, igualmente, visitou os respectivos postos de atendimento do INSS, que já estão em funcionamento, com particular destaque para o posto último distrito, que registou estes danos materiais aquando das manifestações pós-eleitorais. Também teve escalada no distrito de Mocuba, onde visitou as obras de construção do futuro edifício da delegação distrital local.

As infra-estruturas que estão a ser erguidas pelo INSS, em diferentes regiões do país para albergar os serviços, para além deste fim, têm igualmente previstas vagas para ceder a terceiros para concessão, uma estratégia que consiste em rentabilizar o investimento e assim permitir que uma instituição cumpra cabalmente o seu papel social, que é a razão da sua criação, no entanto que gestora do sistema de segurança social obriga no país.

Pode ser uma imagem de 9 pessoas e a texto que diz "GOVERNO DO DISTRITO DE GURÚÈ SECRFTARLA DISTRITAL SECRETARIA MZ BLAEN"

Skip to content