MINISTÉRIO DO TRABALHO, GÉNERO E ACÇÃO SOCIAL


A componente da comunicação assertiva está a ser uma aposta incontornável do Instituto Nacional de Segurança Social (INSS) no quadro do seu processo de modernização em curso, através da informatização geral de todos os seus serviços, por compreender a parte humana da instituição.

É no contexto desse desafio que o INSS iniciou esta Segunda-feira, 28 de Abril, na capital provincial do Niassa, cidade de Lichinga, a  formação de 50 funcionários sobre as “Melhorias de Atendimento e Técnicas de Comunicação Assertiva”, envolvendo técnicos afectos nas diferentes unidades orgânicas das delegações provinciais, da cidade de Maputo e da sede do INSS, com a duração de 5 dias.

Trata-se de uma capacitação que visa, essencialmente, munir os visados de  ferramentas que os permitam estabelecer uma comunicação assente nos valores humanos com o público, desde o interno até ao externo, através da assertividade, isto é, estabelecendo uma relação sã e cordial durante o atendimento ao público e entre os funcionários.

A capacitação de Lichinga é a primeira da segunda etapa deste ciclo de formações sobre a comunicação assertiva, primeiramente desenhada para o quadro de pessoal afecto no sector de atendimento, mas que, após uma análise exaustiva, a instituição concluiu que é também útil para os outros funcionários, porque trata-se de uma instituição que lida com muitos públicos e cidadãos de diferentes contextos, destacadamente sociais, económicos, entre outros.

É aposta do INSS que os funcionários, em todas as esferas sectoriais e profissionais, acompanhem as inovações introduzidas no sistema de segurança social, por si gerido, de forma a responder, satisfatoriamente, às exigências do momento, simplificando os procedimentos e o atendimento, dando resposta às solicitações recebidas a tempo e hora.

Discursando na cerimónia de abertura, o director provincial da Justiça e Trabalho no Niassa, Vasco Incole, disse que a formação que iniciou em Lichinga é deveras importante, tendo em conta as matérias elencadas, que apontam, exactamente, as questões que devem merecer especial atenção no atendimento ao público e na comunicação a usar  durante a interacção dos funcionários e entre estes e os cidadãos que procuram pelos serviços prestados pelo INSS.

Ainda de acordo com Incole, com a referida formação os técnicos estarão em condições de atender o público com dignidade, zelo e humanismo, com propriedade acrescida, porque adoptarão novos conhecimentos, habilidades técnicas atitudes e competências.

O dirigente, que incentivou o INSS a continuar com estas iniciativas estratégicas, sublinhou que a comunicação assertiva hoje se revela como uma importante ferramenta para as instituições, por constituir uma habilidade necessária para colmatar falhas na comunicação ao nível interno e externo.
Por sua vez, o delegado provincial do INSS em Niassa, Edson Domingos, disse que a capacitação é bem-vinda, dado que vem estabelecer uma coerência entre o avanço que a instituição está a registar e a sua comunicação com o exterior, assim como no plano interno, uma vez que terá recursos humanos à altura dos desafios.

A acção formativa de Lichinga foi organizada pelo INSS e está a ser ministrada pela GI-Consultora e Serviços. Intervindo na ocasião, a representante da empresa, Assissa Morgado, elogiou, igualmente, a estratégia do INSS no que diz respeito à capacitação do capital humano, que é o seu maior activo, em benefício da sociedade em que está inserido. 

De acordo com o calendário previamente estabelecido, espera-se que até ao término do primeiro semestre deste ano, esta etapa de capacitações esteja concluída, sendo que as próximas províncias a acolher as formações serão Nampula, Maputo, Sofala, Manica e Zambézia.


Skip to content