MINISTÉRIO DO TRABALHO, GÉNERO E ACÇÃO SOCIAL


O Instituto Nacional de Segurança Social (INSS) no distrito de Mogovolas, província nortenha de Nampula, conta, desde a passada Terça-feira, 13 de Maio, com instalações próprias, com a organização do seu Posto de Atendimento, construído de raiz, no âmbito da política de expansão dos serviços prestados pela instituição aos utilizadores do sistema de segurança social obrigatório .

Trata-se de um edifício erguido numa área de 300,00m², englobando um conjunto de infra-estruturas, incluindo um tanque com reservatório de água com capacidade de 7.500 litros e um grupo gerador eléctrico de 20.00KVA.

A cerimónia de inauguração do edifício foi presidida pelo Secretário de Estado na Província de Nampula, Plácido Merino Pereira, tendo contado com a presença dos membros do governo provincial e distrital, representantes dos parceiros sociais, nomeadamente do Conselho Empresarial Provincial (CEP), da Organização dos Trabalhadores de Moçambique – Central Sindical (OTM-CS), da Confederação dos Sindicatos Independentes e Livres de Moçambique (CONSILMO), dos líderes religiosos, comunitários, pensionistas e a população local.

O Secretário de Estado da Província de Nampula, discursando por ocasião da manifestação, destacou a importância da infra-estrutura necessária para a população do distrito de Mogovolas, sobretudo aos utilizadores do sistema de segurança social obrigatório. Ainda de acordo com Plácido Pereira, a expansão dos serviços do INSS ao Distrito de Mogovolas representa um ganho para a população local e não só, pois, ele vai garantir um atendimento em melhores condições, se atendermos que se trata de um edifício moderno e equipado, o que, certamente, proporcionará melhores condições para o atendimento dos utilizadores. Esperamos que o funcionamento deste posto de atendimento contribua para o aumento do número de inscrições naquele distrito do sudeste da província de Nampula.

Actualmente, o distrito de Mogovolas conta com 118 contribuintes (entidades empregadoras), 1.937 beneficiários (trabalhadores) e 49 trabalhadores por conta própria, bem como 138 pensionistas, dos quais 92 de sobrevivência, 36 por velhice, 9 por velhice reduzida e 1 por invalidez.


Skip to content