Os Programas contribuintes (entidades empregadoras), beneficiários (trabalhadores) e pensionistas da província de Inhambane encorajaram a delegação provincial do Instituto Nacional de Segurança Social (INSS) a continuar a trilhar pelo caminho que tem vindo a seguir nos últimos anos, de forma a alcançar os objectivos e as metas traçadas para o presente ano e os próximos, tanto no âmbito do Plano Económico e Social (PES), assim como do Quinquenal do Governo (PQG).
Num encontro há dias na cidade da Maxixe, onde fica localizado na sede da delegação provincial do INSS na província do sul do país, os 80 participantes fizeram uma avaliação conjunta à volta do desempenho da instituição durante o ano passado e os primeiros meses de 2025, tendo-se mostrado satisfeitos pela informação recebida dos gestores, uma vez espelharem os resultados no terreno.
Ainda na ocasião, os verdadeiros donos do sistema (contribuintes, beneficiários e pensionistas) louvaram a iniciativa de serem chamados para juntos analisarem a saúde do sistema, bem como as atividades realizadas pela instituição gestora do mesmo. Aliás, sublinharam que este modelo de interacção permite que os parceiros conheçam as atribuições do INSS, garantindo, assim, que o mesmo seja para sempre.
Salienta-se que este é um modelo de prestação de contas implementado pelo INSS, em que os parceiros sociais são, igualmente, envolvidos na busca de soluções para os diferentes desafios impostos à instituição, para além de serem chamados a participar nos balanços das atividades envolvidas, incluindo participação em campanhas que visam a consciencialização e inscrição de mais trabalhadores e contribuintes no sistema da segurança social.
O apoio dos parceiros é enaltecido pelo INSS, dado que o contato permanente com a instituição por parte dos parceiros sociais, sobretudo no processo de difusão do sistema de segurança social junto dos diversos públicos, tem contribuído sobremaneira no cumprimento das metas constantes dos planos traçados.
Na província de Inhambane, o sistema de segurança social obriga a contar, actualmente, com um acumulado de 9.476 Contribuintes, 114.920 beneficiários e 4.477 pensionistas, estes últimos distribuídos pelas diferentes categorias.






