Maputo – (17/10/2014) – Pensionistas do Sistema de Segurança Social, da Província do Niassa, estão satisfeitos com os serviços prestados pelo Instituto Nacional de Segurança Social (INSS) naquela região do País.
O sentimento foi manifestado pelos pensionistas durante um encontro promovido pela Delegação Provincial do INSS de Niassa, no quadro das festividades dos 25 anos da Segurança Social, assinalados a 18 de Setembro último. O mesmo serviu ainda para presentear os pensionistas por ocasião da efeméride.
Referiram-se, a título de exemplo, a pensão de sobrevivência paga pelo INSS à viúva e aos menores, em caso da morte do trabalhador e do pensionista, que tem contribuído, segundo sustentaram, para que os mesmos (viúva e aos menores) não fiquem desamparados.
Sobre a existência de empresas que não canalizam as contribuições à Segurança Social, pondo em causa a protecção social dos trabalhadores, apelaram ao sector do Trabalho naquela região do País para intensificar acções de fiscalização junto das entidades empregadoras devedoras.
O encontro com os pensionistas, realizado no mês findo, na cidade de Lichinga, contou com a presença do director provincial do Trabalho, Benjamin Iombaiomba e do delegado provincial do INSS, Paulo Cossa e de técnicos da Segurança Social.
De referir que no quadro das comemorações das bodas de prata, a Delegagação Provincial do INSS organizou, dentre várias actividades, partida de futebol e feira de saúde, que contou com a participação de pensionistas, contribuintes, beneficiários, parceiros sociais e o público em geral.