Maputo – (5/03/2015) – A Ministra do Trabalho, Emprego e Segurança Social, Vitória Diogo, desafia os funcionários do Instituto Nacional de Segurança Social (INSS) a tornarem a Segurança Social robusta e sustentável, com vista a transmitirem confiança aos utentes do Sistema.
A confiança, segundo a governante, conquista-se com a intregridade, conhecimento, conduta e postura profissional que se deve ter para com o público-alvo. “O funcionário deve estar acima de qualquer suspeita. Deve ser guardião das contribuições dos trabalhadores”, avisou.
Frisou ser importante que cada funcionário preserve a imagem da instituição, através de trabalho, competência, honestidade e profissionalismo.
A Ministra do Trabalho, Emprego e Segurança Social, que se dirigia na tarde de hoje aos funcionários do INSS à nível da Sede e da Delegação da Cidade de Maputo, por ocasião da sua primeira visita de trabalho depois de ser indigitada para o cargo em Janeiro último, apontou ser necessário haver celeridade na tramitação de expediente e na melhoria do atendimento público. “O trabalhador quando bate a porta espera ser atendido com dignidade “Acrescentou.
Desafiou os funcionários do INSS a concluírem, até Novembro do ano em curso, o processo de digitação (inserção) e digitalização (escaneamento) do histórico de remunerações e de boletins de identificação de contribuintes e de beneficiários, para permitir a viabilização da segunda fase da informatização, que consiste na implantação do SISSMO-Pagamento.
Indicou ainda como desafios a reestruturação do INSS, em termos da estrutura orgânica, para se adequar à realidade actual, a publicação das contas e a avaliação da carteira de investimentos realizados.
Apontou a necessidade de haver especialização dos funcionários na área de Segurança Social, por forma a responder cabalmente aos anseios dos contribuintes e beneficiários.
Na visita realizada ao INSS, a Ministra do Trabalho, Emprego e Segurança Social, que se fazia acompanhar do seu vice, Osvaldo Petersburgo, visitou vários sectores dos Serviços Centrais, como é o caso de Informática, Recursos Humanos, Seguro Social, Administração e Finanças e Jurídico.