Maputo – (19/04/2017) – 42.215 pensionistas da Segurança Social já realizaram a prova anual de vida, num processo que decorreu ao nível das delegações provinciais do INSS de Janeiro à Março de 2017.
Faltam ainda por realizar a prova de vida 9.161 pensionistas, de um total de 51.376 previstos. Dos pensionistas em falta, acima de três mil pertencem a cidade de Maputo, sendo que as províncias de Maputo e Sofala contam com mais de mil cada.
O Director Geral do INSS, Alfredo Mauaie, disse, esta quinta-feira, que os pensionistas que não prestaram a prova vida no período previsto devem fazê-lo durante o mês de Abril, sob o risco de verem as suas pensões suspensas a partir de Maio próximo.
“Os que não realizaram a prova de vida têm a possibilidade de regularizar a sua situação este mês de Abril. Neste momento estamos a fechar o processo, verificando definitivamente quem realizou a prova de vida. Só no mês de Maio é que serão suspensas as pensões daqueles que até essa altura (final de Abril) não tenham realizado a prova de vida”, referiu.
O Director Geral do INSS destacou a importância da realização da prova de vida para o Sistema de Segurança Social “pois é a forma que o INSS tem para comprovar a existência física dos titulares das pensões”.
Apelou aos pensionistas que ainda não prestaram a prova de vida a dirigirem-se aos serviços do INSS ao nível das delegações provinciais, direcções e representações distritais.