MINISTÉRIO DO TRABALHO E SEGURANÇA SOCIAL


Matola – (10/11/2017) – 12 funcionários desligados e aposentados do INSS, a nível dos Serviços Centrais, foram homenageados pelo reconhecimento do trabalho desenvolvimento em prol da instituição.

 

A homenagem decorreu durante a Reunião Nacional do INSS, que decorreu nos dias 8 e 9 de Novembro, na cidade de Matola, província de Maputo.

 

Na sua intervenção, os homenageados, representados por Virgínia Bomba, referiram-se ao contributo e trabalho desenvolvido desde Dezembro de 1988, altura em que iniciou o processo rumo a criação de condições mínimas de sobrevivência para os trabalhadores assalariados.

 

Recordaram que mesmo sendo poucos, assumiram, na altura, a responsabilidade de apostar no Sistema de Segurança Social em Moçambique, tendo destacado o falecimento durante o percurso do primeiro director do INSS, Fontora Correia.

 

Referiram que quando em 1988 iniciou o processo da implantação do Sistema de Segurança Social estavam conscientes da grandeza e responsabilidade que pesava sobre eles, daí que abraçaram a causa e empenharam-se com vivacidade para tornar este projecto realidade.

 

“Hoje sentimo-nos orgulhosos em dizer que valeu a pena o nosso empenho e todo o percurso que realizamos”, frisaram.

 

Manifestaram a sua disposição, prontidão e entrega para a realização de qualquer actividade de acordo com suas especialidades, e participar nos eventos de reflexão sobre os diversos assuntos inerentes ao INSS, bem como transmitir experiências para nova geração de funcionários.

 

Na sua intervenção o PCA do INSS, Francisco Mazoio, agradeceu aos aposentados por terem acedido o convite e sublinhou o trabalho realizado pelos mesmos que contribuiu para a materialização dos objectivos do Sistema de Segurança Social.

 

Referiu que quando o Governo criou, em 1988, o Sistema de Segurança Social muitos não estavam cientes dos desafios que se impunham para materialização deste grande desidrato, mas hoje, volvidos 28 anos, nota-se uma evolução do Sistema em todas vertentes.

 

Francisco Mazoio reiterou que o INSS não irá abandoná-los em reconhecimento do seu contributo para o desenvolvimento do Sistema de Segurança Social, tendo agradecido a abertura e prontidão que os mesmos manifestaram em continuar a apoiar o INSS.

 


Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Skip to content