MINISTÉRIO DO TRABALHO E SEGURANÇA SOCIAL


Tete – (30/12/2020) – 31 fazedores das artes e cultura, entre músicos, escritores, actores de teatro e escultores, da província de Tete, foram sensibilizados a inscreverem-se no Sistema de Segurança Social.

 

O acto de consciencialização daquele grupo de profissionais aconteceu durante a palestra realizada nesta Terça-feira, na casa Provincial da Cultura de Tete, e que serviu para o lançamento da campanha de sensibilização para a adesão dos fazedores das artes e cultura ao Sistema de Segurança Social ao nível daquela região do País.

 

A Inspectora Chefe do Trabalho de Tete, Adelaide Jantar, intervindo no acto do lançamento da campanha, apelou aos fazedores das artes e cultura a inscreverem-se no Sistema de Segurança Social para a salvaguarda da sua protecção social e de suas famílias.

 

A governante recomendou aos trabalhadores abrangidos pelo regime dos Trabalhadores por Conta Própria (TCP) que ainda não estão inscritos para que se dirijam aos serviços do INSS existentes ao nível daquela província, levando consigo o BI (Bilhete de Identidade), a licença de exercício de actividade ou documento emitido pelas entidades competentes equiparável a licença e o NUIT (Número Único de Identificação Tributária).

 

O director provincial da Cultura e Turismo de Tete, Richard Baulene, destacou a importância da iniciativa de sensibilização e inscrição dos fazedores das artes e cultura na Segurança Social, tendo os apelado a aderirem ao Sistema com vista a garantirem a sua assistência social em várias situações de risco.

 

O Sistema de Segurança Social conta actualmente ao nível da província de Tete com 2.296 TCP inscritos, sendo 1.102 da cidade de Tete, 263 de Moatize, 714 de Cahora Bassa e 217 de Angónia.

 


Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Skip to content