Gaza – (10/04/2021) – O clima de confiança reinante nos parceiros sociais em relação à prestação de serviços e ao funcionamento do Sistema de Segurança Social na Província de Gaza deixou satisfeito o Presidente do Conselho de Administração (PCA) do INSS, Kabir Fahar Ibrahimo, que realizou visita de trabalho àquele ponto do País, de 7 a 9 de Abril corrente.
O PCA do INSS interagiu com os diferentes actores do mercado de Gaza, onde colheu sensibilidades em relação ao Sistema e à prestação de serviços da instituição, cuja gestão é tripartida, entre os empregadores, trabalhadores e o Governo.
Os parceiros sociais, nomeadamente o Conselho Empresarial Provincial (CEP) e os Secretariados Executivos Provinciais da OTM-CS e da CONSILMO, afirmaram, no encontro mantido com o PCA do INSS, que não obstante a actual situação causada pela pandemia da Covid-19, há espaço para se continuar a trabalhar de forma articulada, tendo enfatizado que o momento exige acções coordenadas.
Do encontro mantido com os órgãos da administração da justiça, o PCA do INSS recebeu garantias de consolidação das boas relações existentes, do ponto de vista de articulação institucional e processual em matéria da Segurança Social. A demora na acusação e julgamento de casos envolvendo contribuintes devedores ao Sistema tem sido a grande preocupação do INSS, mas nos encontros com o sector da administração da justiça ficou patente que há esforço visando a inversão do cenário.
O PCA enalteceu o esforço exercido pelos órgãos da administração da justiça, no concernente à cobrança da dívida de contribuições, apontando a continuação da articulação com o INSS de importante para a salvaguarda dos direitos dos beneficiários e dos seus familiares, visto que, sem essas contribuições, o INSS não tem como responder positivamente às solicitações de quem, de facto, descontou para o efeito.
A visita do PCA do INSS à Província de Gaza serviu ainda para abordar aspectos ligados ao novo contexto sócio-económico, principalmente com a entrada de novos investimentos, porque tal coloca a Segurança Social em alerta, tendo em conta os empregos que os mesmos criam e a inscrição no Sistema daqueles que os vão absorvendo.
A título de exemplo, no encontro com o PCA do INSS, o administrador distrital de Chongoene, Carlos Buchili, referiu-se a necessidade de se instalar os serviços de Segurança Social naquele ponto do País porque, segundo afirmou, poderá conhecer uma outra dinâmica, do ponto de vista económico, com a construção, em curso, do aeroporto de Chongoene.
Ainda no âmbito da sua visita, o PCA do INSS ofereceu ao pensionista por velhice, Paulo Macuendane Mahumane, uma cadeira de rodas e diversos produtos alimentares.