MINISTÉRIO DO TRABALHO E SEGURANÇA SOCIAL



Maputo – (09/02/2022) – A edilidade da Matola desafia e incentiva a inscrição no Sistema da Segurança Social de mais trabalhadores que exercem actividades no sector informal, mais concretamente no regime de Trabalhadores por Conta Própria (TCP), como forma de garantir uma protecção social deste grupo de munícipes.

 

Falando no passado Sábado, aos funcionários no stand do INSS, onde estavam expostos os serviços da Segurança Social, na feira havida no Posto Administrativo municipal da Machava, por ocasião do dia da cidade da Matola, 5 de Fevereiro, Calisto Cossa, edil da cidade, disse ter se sentido satisfeito pelo trabalho que esta instituição tem levado a cabo ao nível daquela autarquia, ao eleger os informais como um grupo alvo no seu plano de inscrição de mais trabalhadores, incentivando, o INSS a atingir mais cidadãos que vivem ou exercem diferentes actividades no sector informal daquela que é a capital da Província de Maputo.

 

Cossa apreciou positivamente o trabalho levado a cabo pela Delegação Provincial do INSS de Maputo, apontando que, apesar da pandemia da COVID-19, o sector tem-se demonstrado sempre presente, mesmo no que tange à qualidade dos serviços prestados ao público, ao mesmo tempo que incentivou os funcionários a redobrarem esforços para o cumprimento das metas traçadas para o presente ano.

 

 

Com 199.421 beneficiários (trabalhadores), inscritos até 31 de Dezembro passado, a cidade da Matola, que Sábado passado completou 50 anos desde a sua elevação à essa categoria, é a região que mais inscritos tem no sistema da segurança social a nível da província de Maputo, bem como em termos de contribuintes que se encontram registados no sistema, isto é, empresas, que totalizam as 10.433. Dos beneficiários inscritos, há ainda a destacar 126 que pertencem ao Conselho Autárquico da Matola. Só a nível do Posto Administrativo municipal da Machava, palco da exposição de Sábado passado, o INSS tem 650 contribuintes inscritos, correspondentes a 4.198 beneficiários.

 

A Delegação Provincial do INSS de Maputo conta, actualmente, com nove delegações distritais, nomeadamente Machava, Matola, Boane, Magude, Marracuene, Matutuine, Manhiça, Moamba, Namaacha e uma representação distrital em Bela Vista. E, segundo dados acumulados no período em referência, o INSS na província de Maputo tem inscritos 15.796 contribuintes (empresas), 321.415 trabalhadores por conta de outrem, 10.530 trabalhadores por conta própria, para além de 4.788 beneficiários que se encontram em manutenção voluntária no sistema. 

 


Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Skip to content