MINISTÉRIO DO TRABALHO E SEGURANÇA SOCIAL


Manica – (19/04/2023) – O Instituto Nacional de Segurança Social (INSS) vai contar com um edifício, construído de raíz, onde funcionará a sua delegação distrital em Báruè, província de Manica, no quadro da estratégia do sector de expansão territorial e de melhorar e aproximar os serviços prestados aos utentes, incluindo os localizados em regiões onde ainda não se encontram implantadas infra-estruturas para o efeito.

 

 

A primeira pedra para a construção da referida infra-estrutura naquele distrito foi lançada na passada Quinta-feira, 13 de Abril, na vila sede, pelo Secretário de Estado na província de Manica, Florentino Dick Kassotche Mphiri, em cerimónia que, para além dos quadros da instituição e do distrito, contou com a presença dos parceiros sociais, pensionistas e a população em geral.

 

Actualmente, o INSS naquele ponto do centro do país funciona em instalações cedidas pela Autoridade Tributária de Moçambique, sendo por essa razão Báruè um dos distritos que precisava de instalações próprias para o seu funcionamento, à semelhança do que acontece em alguns outros também, mas agora, paulatinamente, com a situação sendo ultrapassada, por toda a província, nomeadamente com a construção de edifícios de raiz para albergar os serviços da segurança social, como delegações distritais e postos de atendimento.

 

Falando na cerimónia de lançamento da primeira pedra, Dick Kassotche revelou que, para além daquela infra-estrutura que nascerá em Báruè, o INSS na província de Manica prevê a construção de mais dois Postos de Atendimento nos distritos de Sussundenga e Vanduzi, bem como outros quatro edifícios do género que serão inaugurados em igual número de distritos, nomeadamente em Gondola, Mossurize, Machaze e Guro, os quais se encontram em fase conclusiva de execução, perfazendo um total de 8 obras.

 

Ainda de acordo com o Secretário de Estado em Manica, a obra terá uma duração de dez meses, constituem a materialização de um dos desafios do Governo liderado pelo presidente Filipe Jacinto Nyusi, que é de implantar, de forma progressiva, infra-estruturas públicas que possibilitem o atendimento condigno da população, neste caso os utentes do sistema de segurança social obrigatória, gerido pelo INSS.

 

Espera-se que com a conclusão das obras, a delegação distrital do INSS em Báruè esteja em condições de atender com dignidade os utentes do sistema, para além de garantir melhores condições de trabalho aos funcionários. Neste momento, a delegação de Báruè assiste 557 contribuintes (empresas) e 6.979 beneficiários (trabalhadores), para além de contar com 141 trabalhadores por conta própria (TCP) já inscritos no sistema. No que diz respeito ao pagamento de diferentes prestações, a delegação distrital do INSS em Báruè conta com 85 pensionistas.

 


Skip to content