MINISTÉRIO DO TRABALHO E SEGURANÇA SOCIAL


Província de Maputo – (13/07/2023) – A Delegação Provincial do INSS de Maputo já está a trabalhar no âmbito da divulgação da terceira edição do Prémio Nacional de Jornalismo em Segurança Social Obrigatória (PNJSSO-2023), tendo, esta semana, reunido, no distrito de Marracuene, com profissionais de diferentes órgãos de informação sediados naquela parcela do sul do país.

 

Na ocasião, os profissionais de comunicação social foram incentivados a fazer parte do evento, para além de terem sido esclarecidos sobre os aspectos que norteiam o prémio, os prazos da publicação das matérias recolhidas, a submissão dos trabalhos para o concurso, até à divulgação dos respectivos vencedores, em cerimónia a acontecer no próximo mês de Novembro. 

 

O delegado provincial do INSS de Maputo, Paulo Sérgio Brito dos Santos, apelou a classe para a inscrição em massa ao prémio, não apenas porque podem amealhar os três lugares em disputa em cada categoria (rádio, televisão e imprensa escrita), como também só pelo facto de participarem com o seu trabalho contribuirem para o engrandecimento do Sistema de Segurança Social.

 

Sérgio Brito frisou que os jornalistas têm contribuído muito para que a população conheça a importância da inscrição no Sistema de Segurança Social Obrigatória, tendo, ao mesmo tempo, lembrado que a província de Maputo já esteve numa posição de destaque na premiação da primeira edição do referido prémio, em 2021, quando a jornalista Normélia Venâncio Inguane Nhancale, do Instituto de Comunicação Social, delegação provincial de Maputo, teve a menção honrosa, em reconhecimento do trabalho apresentado para o efeito.

 

O seminário de Marracuene, promovido para profissionais de comunicação social da província de Maputo, foi realizado com o objectivo de partilhar, dentre várias informações, o regulamento de Segurança Social Obrigatória, as formas de pagamento de contribuições ao Sistema, bem como o regulamento da terceira edição do PNJSSO referente ao presente ano. Os 13 participantes do seminário foram instados a massificar, no seio da classe jornalística, a divulgação da importância da inscrição no Sistema.

 

E, com vista à massificação da divulgação da terceira edição do PNJSSO e garantir a abrangência do maior número possível de jornalistas, técnicos da delegação provincial do INSS de Maputo realizaram palestras em diferentes empresas mediáticas e da comunicação social, entre elas a Televisão de Moçambique, Rádio Moçambique e as rádios comunitárias de Cascatas, Gwevane, Xinavane, Mkomati, Matutuine e Magude.

 

Para este ano, podem concorrer os trabalhos jornalisticos publicados nos órgãos de informação nacionais de 1 de Março a 24 de Agosto, sendo que o período para a sua submissão será de 10 de Julho a 31 de Agosto.

 


Skip to content