MINISTÉRIO DO TRABALHO E SEGURANÇA SOCIAL


Inhambane – (1/09/2023) – Depois de Massinga, o distrito de Zavala, passou a contar desde esta Sexta-feira com um posto de atendimento do INSS, um empreendimento erguido no âmbito da expansão dos serviços prestados pela instituição, com o objectivo de proporcionar atendimento condigno aos utentes do Sistema de Segurança Social.

O acto foi dirigido pelo Secretário de Estado na província de Inhambane, Amosse Macamo, tendo sido testemunhado, para além de quadros do sector de Administraçāo de Trabalho de Inhambane, de estruturas administrativas do distrito de Zavala e municipais de Quissico; representantes dos parceiros sociais (empregadores e trabalhadores) e pensionistas ao nivel daquela regiāo do País.

Discursando no acto, o Secretário de Estado na província de Inhambane, Amosse Macamo, considerou que o posto de atendimento do INSS vai criar outra dinâmica no distrito, em termos de atendimento aos utentes do Sistema de Segurança Social, bem como proporcionar melhores condições de trabalho aos funcionários.  

O governante apelou para uma melhor conservação da infra-estrutura, de forma a valorizar-se o investimento feito, fruto de contribuições dos trabalhadores e empregadores.

“Que a limpeza e higiene, como tem sido característica das instalações do INSS, sejam mantidas permanentemente, de modo a conferir dignidade aos funcionários, assim como aos utentes do Sistema neste distrito”, acrescentou.

O INSS em Zavala, que assiste igualmente o distrito de Inharrime, conta com 679 contribuintes (empresas), 6.855 beneficiários (trabalhadores) e 189 Trabalhadores por Conta Própria (TCP) inscritos. Atende ainda 371 pensionistas, dos quais 158 pensionistas por velhice, 4 por invalidez e 209 de sobrevivência.

Com a abertura das instalações de Zavala e de Massinga, esta última no passado dia 30 de Agosto, o INSS passa a contar com 9 postos de atendimento inaugurados, sendo os restantes em KaNyaka, kaTembe, na cidade de Maputo; Marrupa, em Niassa; Xinavane, na província de Maputo; Namialo, em Nampula; Nhamayabué, na província de Tete e Mossurize, na província de Manica.


Skip to content