Os utentes do Sistema de Segurança Social, nomeadamente contribuintes (entidades empregadoras), beneficiários (trabalhadores) e pensionistas, na província do Niassa, contam desde esta Sexta-feira, 13 de Dezembro, com um edifício, construído de raíz, no âmbito da expansão e modernização de serviços.
A infraestrutura, inaugurada pelo Presidente da República, Filipe Jacinto Nyusi, no âmbito da visita à província do Niassa, vem elevar cada vez mais a qualidade de atendimento prestado pelo Instituto Nacional de Segurança Social (INSS) aos seus utentes.
Trata-se de um edifício, de dois pisos erguido num terreno de 3.080 m², e ocupa com uma área de 2.282,00 m², sendo 1.832 m² para o funcionamento dos serviços do INSS e 450 m² para o arrendamento.
A infraestrutura possui, dentre vários compartimentos, um centro de conferências, sala de reunião, sala de atendimento, um reservatório de água com capacidade de 35.000 litros e um gerador de emergência de 250KVAS.
O empreendimento moderno e com alto padrão de execução, localiza-se no bairro Massenger Expansão, na cidade de Lichinga e faz parte do novo modelo de edifícios que o INSS está a construir para o funcionamento dos serviços das delegações provinciais.
Antes do novo edifício, os serviços da delegação provincial do INSS funcionavam, desde o ano de 2024, em instalações com menores dimensões, que não ofereciam maior comodidade aos utentes do Sistema, bem como aos funcionários da instituição.
O edifício da delegação provincial do Niassa junta-se aos outros já inaugurados pelo Presidente da República, que albergam os serviços das delegações provinciais do INSS de Sofala, Inhambane e Nampula.
Dos cincos edifícios previstos para a construção das delegações provinciais do INSS no presente quinquénio, falta ainda por inaugurar o da Província de Maputo, na cidade da Matola.
Falando do alargamento da cobertura do Sistema de Segurança Social em Niassa, Filipe Nyusi apontou que, em 2015, estavam inscritos no Sistema 2.029 contribuintes, sendo, que até ao terceiro trimestre de 2024, contava com 5.474, o que representa um crescimento de 169%.
Quanto aos beneficiários, disse que existiam 29.923, em 2015, sendo que até ao período em referência contava com 84.997, representando uma subida em 184%. Em termos de TCP, a província possui cumulativamente 2.083 trabalhadores.
Relativamente aos pensionistas, disse que em 2015 existiam 307, sendo que actualmente são 2.134, representando um crescimento em 595%.
Em termos de cobertura territorial, o INSS no Niassa está representado, para além da cidade de Lichinga, onde funciona a delegação provincial, nos distritos de Lago, Cuamba, Maúa, Mecanhelas, Marrupa, Mandimba e Mavago.
Os edifícios de Lichinga (delegação provincial) Lago, Maúa, Marrupa e Mandimba foram construídos e inaugurados no decurso do presente quinquénio.
Ainda no quadro da visita à província do Niassa, o Chefe do Estado vai inaugurar o edifício da Delegação Distrital do INSS do Lago, em Metangula.
Filipe Nyusi irá, igualmente, inaugurar na tarde desta Sexta-feira, os edifícios das delegações distritais de Balama e Mueda, na província de Cabo Delgado.