HomeNotíciasPlano de actividades e orçamento para o ano de 2024 em harmonização

Memba contará com delegação distrital do INSS

Nampula - (17/03/2023) - O Instituto Nacional de Segurança Social (INSS) vai contar com um edifício, construído de raíz, onde funcionará a sua delegação distrital em Memba, província de Nampula, no quadro da estratégia do sector visando levar os serviços prestados até aos utentes mais distantes, sobretudo os localizados em regiões onde ainda não se encontram implantadas infra-estruturas para o efeito.

 

 

A primeira pedra para a construção da referida infra-estrutura naquele distrito costeiro foi lançada na passada Segunda-feira, pelo Secretário de Estado na província de Nampula, Jaime Neto, em cerimónia que, para além dos quadros da instituição e do distrito, contou com a presença dos parceiros sociais, pensionistas e a população em geral.

 

Memba é um dos distritos que precisavam de instalações próprias para o seu funcionamento, à semelhança do que acontece, paulatinamente, por toda a província, nomeadamente com a construção de edifícios de raiz para albergar os serviços da segurança social, como delegações distritais e postos de atendimento.

 

Face a esta particularidade, Jaime Neto exigiu dos empreiteiros a maior responsabilidade na construção da obra e no cumprimento dos prazos, que deverão durar 10 meses, recomendando, ao mesmo tempo, uma maior rigorosidade para se atingir a qualidade necessária.

 

À margem da cerimónia, decorreu a distribuição de diverso material e equipamento para a produção de renda aos pensionistas e alguns Trabalhadores por Conta Própria (TCP), nomeadamente 20 congeladores, 20 malas frigoríficas, insumos agrícolas, catanas, enxadas, pulverizadores e cesta básica. O Secretário de Estado em Nampula exortou-os a fazerem melhor uso dos meios, para garantir a multiplicação da sua renda e o sustento das suas famílias.

 

Por sua vez, o delegado provincial do INSS em Nampula, Arrone Alfredo António Uamba, que considerou a implantação da infra-estrutura na região de oportuna, destacou o facto de o sistema de segurança social, gerido pelo INSS, ser contributivo, daí que aproveitou a ocasião para sensibilizar os presentes a canalizarem as suas contribuições, regularmente.

 

O distrito de Memba conta, actualmente, com 15 pensionistas, 1.050 contribuintes e mais de 1.000 beneficiários, para além de 76 TCP.

 

INSS tem consciencializado os TCP de que não basta que eles estejam inscritos no Sistema, mas sim que também paguem as contribuições, porque só assim poderão garantir o futuro social e dos seus dependentes, bem como para usufruírem, no presente momento, dos benefícios que o sistema oferece, entre os quais o subsídio por doença e o de funeral.

 

Go to top