HomeNotíciasGovernador de Manica encoraja INSS a servir cada vez mais os utentes do Sistema

Administrador do INSS defende maior articulação com o mercado em Tete

Tete - (18/05/2023) - O administrador do INSS, em representação dos trabalhadores, Gonçalves Zitha, defendeu, em Tete, onde escalou, semana passada, para uma visita de 3 dias, a continuidade do entrosamento existente entre a instituição e os parceiros sociais, de modo a alcançar as metas traçadas para o presente ano, no âmbito do Plano Económico e Social – PES.

 

 

Segundo Gonçalves Zitha, que se deslocou àquela província central do país para fazer o acompanhamento e monitoria das actividades que o sector está a realizar, bem como fortalecer as relações e manter contactos com os actores do mercado local, com destaque para os parceiros sociais, os órgãos da administração local e os diversos utentes do sistema da segurança social obrigatória, sem tal articulação pode ser difícil obter os resultados esperados.

 

Em relação as actividades levadas a cabo pela delegação provincial do INSS em Tete, Zitha, que é igualmente o Vice-Presidente do Conselho de Administração do INSS, mostrou-se satisfeito com o desempenho apresentado no âmbito da visita. Contudo, instou os funcionários da delegação a um maior empenho em termos de alcance das metas previstas na campanha que está em curso, e por seis meses, de inscrição massiva de trabalhadores que exercem as suas actividades no sector informal, os vulgos TCP, e os agentes do Estado. A reunião com os funcionários da delegação provincial do INSS visou a recolha de sensibilidades dos técnicos sobre o funcionamento da instituição e de todo o sistema de segurança social obrigatória, por esta gerido.

 

Ainda no âmbito da visita, o administrador Zitha, que, para além da cidade capital Tete, se deslocou aos distritos de Angónia e Moatize, procedeu à entrega de um cabaz, constituído por bens de primeira necessidade, a uma pensionista de sobrevivência, para além de um encontro com os representantes sindicais da província e com o conselho empresarial provincial de Tete, uma visita a um contribuinte do sector de segurança privada que emprega mais de 2.000 trabalhadores, bem como outros contribuintes e TCP.

 

A Delegação provincial do INSS em Tete conta com três delegações distritais, nomeadamente em Angónia, Moatize e Cahora-Bassa, alguns dos quais servindo outros distritos circunvizinhos, ainda sem instalações, como é o caso da Delegação Distrital do INSS em Cahora-Bassa, que assiste, igualmente, os distritos de Marávia, Mágoe e Zumbo.

 

 

Go to top