HomeNotíciasCozinheiros e confeiteiros querem inverter fraca inscrição na Segurança Social

Prova anual de vida de pensionistas termina a 16 de Junho

Maputo - (31/05/2023) - A Prova Anual de Vida (PAV) dos Pensionistas do Sistema de Segurança Social termina no próximo dia  16 de Junho de 2023.

 

A PAV é um procedimento administrativo que consiste na verificação física da existência do titular da pensão, para a continuidade da recepção da sua pensão.

 

Este processo teve o lançamento oficial no dia 13 de Março do ano em curso, na Cidade de Xai-Xai, na província de Gaza, num acto dirigido pelo Vice Ministro do Trabalho e Segurança Social, Rolinho Manuel Farnela.

 

Neste contexto, o INSS apela aos pensionistas que ainda não realizaram a PAV a dirigir-se aos serviços do INSS, ao nível das delegações provinciais, delegações distritais e postos de atendimento, mais próximos das suas residências.

 

 

A PAV, que desde o ano de 2018, decorre de forma biométrica, compreende a captação da imagem do pensionista e das impressões digitais, contribuindo para a transparência, celeridade, fiabilidade e credibilidade do processo.

 

Para a sua realização, os pensionistas devem ser portadores do cartão de pensionista e do bilhete de identidade. Os filhos, com idade entre os 18 e 25 anos, devem ainda apresentar o certificado de frequência de ensino médio ou superior.

Os pensionistas, que por razão do seu estado de saúde, estão impossibilitados de se deslocar aos serviços do INSS, beneficiam de um atendimento domiciliário por parte dos técnicos do INSS. Para os que residem no estrangeiro, a PAV é feita mediante à apresentação de um certificado de vida e/ou atestado de residência emitido pelos serviços consulares de Moçambique.

 

De referir que a PAV abrange este ano perto de 116 mil pensionistas do Sistema de Segurança Social, entre os de velhice, sobrevivência e invalidez, e a falta da sua realização até ao dia 16 de Junho do ano corrente, implicará a suspensão da pensão.

 

Go to top