HomeNotíciasJovens da Igreja Velha Apostólica em Gaza querem preparar futuro com a Segurança Social

Chiúre já tem posto de atendimento do INSS

Cabo Delgado - (03/10/2023) - O populoso distrito de Chiúre, localizado a sul da província nortenha de Cabo Delgado, já conta com um posto de atendimento do Instituto Nacional de Segurança Social (INSS), desde esta Segunda-feira, 2 de Outubro, construído de raiz, no âmbito da expansão dos serviços aos utentes do Sistema de Segurança Social no país.

A cerimónia de inauguração da infra-estrutura foi orientada pelo secretário de Estado na província de Cabo Delgado, António Njanje Taimo Supeia, a qual foi testemunhada por membros do governo, desde provincial até ao distrital, autoridades tradicionais e religiosas, representantes da sociedade civil, dentre outros convidados.

 

Trata-se de um edifício que irá assegurar a assistência aos utentes do Sistema de Segurança Social do distrito de Chiúre, em instalações próprias do INSS naquele ponto da província de Cabo Delgado, onde, até à data da inauguração, ontem, já contava com 99 pensionistas, dos quais 15 são por velhice e 84 de sobrevivência.

 

Aliás, o INSS em Chiúre assiste, igualmente, o distrito vizinho de Ancuabe, contando, até à data, com um total de 441 contribuintes (entidades empregadoras) inscritos, com um universo de 4.560 beneficiários (trabalhadores), para além de 255 Trabalhadores por Conta Própria (TCP).

 

Discursando no acto de inauguração, o secretário de Estado na província de Cabo Delgado sublinhou que a instalação daquele posto de atendimento do INSS em Chiúre resulta da aposta do governo, visando aproximar, cada vez mais, os serviços públicos aos cidadãos, tal como está preconizado no Programa Quinquenal do Governo (PQG) – 2020/2024), no que diz respeito, especificamente, ao INSS, que indica como uma das missões “expandir a cobertura no âmbito pessoal da Segurança Social e garantir a sua sustentabilidade”. Ainda de acordo com Supeia, este mecanismo visa alcançar o bem-estar social dos cidadãos, sobretudo, os utentes do sistema de segurança social obrigatória, gerido pelo INSS.

 

A infra-estrutura ora inaugurada, disse o secretário de Estado em Cabo Delgado, vai criar uma outra dinâmica no distrito de Chiure, não só em termos de atendimento condigno aos utentes do sistema, nomeadamente os contribuintes, pensionistas e beneficiários, como também no desenvolvimento integral da região. Daí que Supeia apelou aos que exercem alguma actividade rentável, mais concretamente os TCP, bem como ao público em geral, a se inscreverem e canalizarem as suas contribuições ao INSS, como forma de garantir o seu futuro e dos seus familiares.

 

Refira-se que, nos próximos dias, está prevista a inauguração de um outro novo posto de atendimento, ainda na província de Cabo Delgado, cujas obras estão praticamente concluídas, nomeadamente no distrito de Quissanga.

 

O processo de construção de postos de atendimento aos utentes do Sistema da Segurança Social Obrigatória, gerido pelo INSS, importa recordar, está a acontecer um pouco por todo o país, com o objectivo de facilitar o atendimento ao público das zonas ou locais onde os serviços da instituição ainda não se encontrem estabelecidos, em termos de instalações próprias ou cedidas por terceiros.

 

 

Go to top