HomeNotíciasINSS custea propinas de Custódia Muianga

Mopeia testemunha 1º posto de atendimento do INSS na Zambézia

Zambézia - (01/11/2023) - Já entrou em funcionamento, esta Terça-feira, 31 de Outubro, o primeiro posto de atendimento do INSS na Zambézia, instalado no distrito de Mopeia, cuja cerimónia foi orientada pela secretária de Estado na província, Cristina Mafumo, na presença de membros do governo distrital, contribuintes, beneficiários, pensionistas, parceiros sociais, líderes tradicionais e a população da vila sede de Mopeia.

 

O novo posto de atendimento irá assistir 219 contribuintes (empresas ou entidades empregadoras), 1.906 beneficiários (trabalhadores por conta de outrem e por conta própria) e 26 pensionistas,que outrora eram assistidos a partir do distrito vizinho de Morrumbala.  Assim, Mopeia, nesta fase, passará a atender e assistir, igualmente, os utentes dos distritos circunvizinhos de Luabo e Chinde.

 

Dirigindo-se aos presentes, Cristina Mafumo sublinhou que o Programa Quinquenal do Governo (2020-2024) contempla a construção de mais infra-estruturas públicas, com vista a aproximar os serviços ao cidadão, por isso, explicou, o INSS na província da Zambézia irá beneficiar de construção, de raiz, de 3 edifícios  para as delegações distritais de Mocuba, Gurúè e Morrumbala, bem como de 4 postos de atendimento nos distritos de Mocubela, Molumbo, Mulevala e Ilé, cujas obras arrancarão ainda este ano. Em construção já estão a delegação distrital do INSS em Milange e os postos de atendimento de Nicoadala, Namacurra, Pebane e Gilé.

 

Para os pensionistas do distrito de Mopeia, a entrada em funcionamento desta infra-estrutura mostra-se oportuna e ansiosamente o esperavam pelo facto de tal vir, para além de reduzir as distâncias que percorriam para ter acesso aos serviços do INSS, estimular os beneficiários no activo a prosseguirem com os descontos para o sistema de segurança social. Ainda no mesmo diapasão, os pensionistas enalteceram e encorajaram ao INSS a prosseguir com as acções de género em todos os distritos da província, mais especificamente os ainda sem representação, bem como a continuar com a política sanitária e social que tem vindo a levar a cabo, por atenuar o sofrimento de muitos pensionistas, quer na saúde, quanto na habitação.

 

Com a implantação daquela infra-estrutura, os agentes económicos do distrito de Mopeia, por sua vez, consideram que irá contribuir para a dinâmica da região, sobretudo dada as vantagens que trará no acesso aos serviços prestados pela instituição, porque o tempo e os recursos gastos outrora para resolver os seus assuntos poderão passar para trás.

 

Para os agentes económicos de Mopeia, a entrada em funcionamento do referido posto de atendimento, que surge no âmbito da política de modernização e expansão dos serviços do INSS, com vista a aproximar os utentes do sistema de segurança social, irá permitir, igualmente, uma melhor interacção com os serviços da segurança social, bem como reduzirá a distância e o tempo de espera que se verifica actualmente nas solicitações para o pagamento das prestações.

 

Importa recordar que a construção de postos de atendimento aos utentes do sistema da segurança social obrigatória, gerido pelo INSS, está a acontecer em todo o país, com o objectivo de proximar cada vez mais o atendimento ao público das zonas ou locais onde os serviços da instituição que ainda não se encontrem estabelecidos, em termos de instalações.

 

Para o efeito, o INSS adoptou um modelo de postos de atendimento mais adequado para a necessidade detectada, que compreende um conjunto de infra-estruturas e serviços adjacentes, e não apenas uma casa, como são os casos do próprio edifício principal, que leva um acabamento em mármore e alumínio, um tecto falso, um muro de vedação, uma pavimentação, jardim no pátio, para além de uma guarita, um portão com uma cerca eléctrica e um alpendre para viaturas.

 

Para além destes componentes, o modelo conta, ainda, com um furo de água, com o respectivo suporte e tanques, um depósito subterrâneo, um sistema de vídeo vigilância e um gerador eléctrico próprio, assim como duas casas de banho, sendo uma interna e outra externa. Nota-se, ainda, no custo total da construção de cada posto de atendimento, a instalação da rede de base de dados do SISSMO (Serviço de Informação da Segurança Social de Moçambique).

 

Go to top