HomeNotíciasPensionistas do INSS realizam prova anual de vida no domicílio

Marracuene contará com novo edifício do INSS

Maputo Província - (14/11/2023) - A delegação distrital do INSS em Marracuene contará, a partir do primeiro trimestre do próximo ano, com um edifício construído de raiz, no âmbito da estratégia de expansão territorial dos seus serviços prestados aos utentes e ao público em geral, ao nível da província de Maputo, bem como a melhoria de condições de trabalho dos funcionários e do atendimento público.

 

 

Para o efeito, a secretária de Estado na província de Maputo, Judith Mussácula Faria, procedeu, na manhã desta Segunda-feira, 13 de Novembro, ao lançamento da primeira pedra para a construção da nova infra-estrutura, cuja duração das obras será de seis meses.

 

Com a conclusão das obras, espera-se que a delegação de Marracuene, actualmente a funcionar em instalações arrendadas e incompatíveis com as necessidades dos serviços prestados, venha a impulsionar o sistema de segurança social na região, tendo em conta o potencial sócio-económico que a mesma apresenta, incluindo a grande e diversificada actividade do sector informal, que se espera poder engrandecer o sistema, com a mobilização dos trabalhadores por conta própria (TCP) para a sua adesão.

 

Discursando na cerimónia de lançamento da primeira pedra para a construção do edifício, a secretária de Estado na província de Maputo realçou o papel preponderante desempenhado pelo INSS na protecção do trabalhador no activo e no passivo, daí apontando como desafio deste a aproximação, cada vez mais, dos serviços aos utentes, bem como o aumento do número de contribuintes e beneficiários no sistema de segurança social.

 

Ainda de acordo com Mussácula, é expectativa do governo ver a rede de serviços do INSS ao nível da província de Maputo com a melhor prestação ao público utente e com a qualidade exigida, em tempo útil. Chamou à responsabilidade o empreiteiro da obra para, tal como está estipulado contratualmente, cumprir com os prazos estabelecidos, assegurar a qualidade e o uso de mão-de-obra local na sua execução.

 

Em Marracuene, o sistema de segurança social obrigatório, gerido pelo INSS, conta inscritos com 1.133 contribuintes (entidades empregadoras), 15.795 beneficiários (trabalhadores), 451 trabalhadores por conta própria, para além de 384 pensionistas, distribuídos nas diferentes categorias de prestações.

 

 

Go to top