HomeNotíciasINSS conta com posto de atendimento em Namialo

Magude contará com edifício do INSS construído de raíz

Província de Maputo - (20/12/2023) - O Instituto Nacional de Segurança Social (INSS) vai contar com um edifício, construído de raíz, onde funcionará a sua delegação distrital em Magude, no quadro da estratégia do sector visando a expansão territorial e de melhorar e aproximar os serviços prestados aos utentes, incluindo os localizados em regiões onde ainda não se encontram implantadas infra-estruturas para o efeito.

 

A primeira pedra para a construção da referida infra-estrutura naquele  distrito foi lançada na passada Terça-feira, 19 de Dezembro, na vila sede distrital, pela secretária de Estado na província de Maputo, Judith Emília Leite Mussácula Faria, em cerimónia que, para além dos quadros da instituição e estruturas do distrito, contou com a presença de parceiros sociais, pensionistas e a população em geral.

 

Actualmente, naquele ponto da província de Maputo a segurança social obrigatória, gerida pelo INSS, conta com um acumulado de 280 contribuintes (empresas ou entidades empregadoras), 8.805 beneficiários (trabalhadores por conta de outrem), 82 trabalhadores por conta própria (TCP), assim como cerca de 70 pensionistas, subdivididos pelas diferentes categorias de prestações que o sistema tem.

 

Na ocasião, Judith Mussácula destacou o papel fundamental do INSS na protecção social do trabalhador no activo (beneficiário) e no passivo (pensionista), considerando assim um desafio a aproximação, cada vez mais, dos serviços aos utentes e disse esperar que com os serviços mais próximos aos utentes, mais contribuintes sejam inscritos. Sublinhou, igualmente, a necessidade de os serviços do INSS serem prestados com qualidade e disponíveis em tempo útil.

 

A secretária de Estado na província de Maputo referiu, ainda, que a infra-estrutura que será erguida em Magude irá facilitar o atendimento dos trabalhadores, dos pensionistas e os seus dependentes, bem como o empresariado local, poupando recursos e o tempo, porque tal era feito nos distritos vizinhos.

 

Para o administrador do distrito de Magude, Lázaro Manuel Bambamba, que saudou o INSS pelo esforço que tem feito para aproximar-se do público utente e criar condições para o atendimento condigno, aquele empreendimento irá contribuir para o aumento de infra-estruturas no distrito. Bambamba saudou, também, o empreiteiro pela contratação de mão-de-obra local para a execução da obra.

 

Go to top