HomeNotícias

Pensionistas do INSS em Dondo incentivam trabalhadores informais

Sofala - (30/12/2023) - Um grupo de pensionistas do Sistema de Segurança Social residentes no distrito de Dondo, província de Sofala, incentivou os trabalhadores informais daquela região sobre a importância de estarem inscritos e canalizarem as suas contribuições ao Instituto Nacional de Segurança Social (INSS), como Trabalhador por Conta Própria (TCP), como garantia para o seu futuro social.

 

O grupo fez este apelo, há dias, no decurso de uma palestra que reuniu o Conselho Empresarial do Dondo (CEP), os chefes de mercados, beneficiários do Programa Sustenta e os trabalhadores informais. O encontro tinha como objectivo sensibilizar e inscrever os trabalhadores do sector informal no Sistema, bem como divulgar os procedimentos de pagamento de contribuições através das plataformas electrónicas móveis, sobretudo o M-Pesa.

 

Na ocasião, o delegado distrital do INSS em Dondo, Sérgio António, pediu aos pensionistas para mobilizarem os seus familiares, amigos e vizinhos a se inscreverem na Segurança Social, seguindo o exemplo dos pensionistas, que hoje já podem viver seguros socialmente, após terem dado o seu contributo durante a vida profissional activa.

 

Ainda de acordo com Sérgio António, é inscrevendo-se e pagando as contribuições ao Sistema que se garante um futuro seguro e ter acesso aos benefícios que o mesmo oferece, como em caso de doença, maternidade, invalidez, velhice e em caso de morte. É como, segundo o delegado distrital do INSS em Dondo, semear e plantar para amanhã colher.

 

Por seu turno, o representante do CEP em Dondo, José Botão, encorajou os chefes dos mercados no sentido de mobilizarem os comerciantes a se inscrever na Segurança Social, desde cedo, de forma que, quando forem já empresários, tenham uma carreira contributiva robusta.

 

Para Paulo André, chefe da comissão dos pensionistas de Dondo, a iniciativa e os esforços do INSS são de enaltecer, ao mesmo tempo que se comprometeu a mobilizar os seus associados para a divulgação das vantagens por se estar inscrito e descontar para a Segurança Social.

 

 

Refira-se que a delegação distrital do INSS em Dondo conta com 849 contribuintes, com 36.754 beneficiários (trabalhadores) e 600 TCP, bem como assiste, actualmente, 4.000 pensionistas, nas diferentes categorias de prestações.

Go to top