HomeNotíciasKaMaxakeni já conta com um posto de atendimento do INSS própria

Governo de Tete quer mais TCP inscritos no Sistema

Tete – (27/03/2024) – O Governo da Província de Tete insta a todos os Trabalhadores por Conta Própria (TCP ) a inscreverem-se no Sistema de Segurança Social, como forma a de garantirem a sua proteção social.

 

O apelo foi feito esta Segunda-feira, 25 de Março, na Cidade de Tete, pelo Director do Serviço Provincial de Justiça e Trabalho, Sérgio Raimundo Matule, durante a cerimónia do lançamento da campanha de inscrição dos TCP.

 

No encontro estiveram presentes representes de parceiros sociais, representados pelo Conselho Executivo Provincial, Organização dos Trabalhadores de Moçambique e Confederação dos Sindicatos Independentes e Livres de Moçambique; do Conselho Municipal de Tete e dos órgãos de comunicação social, participaram ainda vários trabalhadores que exercem actividade por conta própria, caso de comerciantes; taxistas escultores e engraxadores.

 

No local, realizou-se uma exposição de produtos e serviços, com destaque para os serviços bancários e agentes M-Pesa.

 

Intervindo no evento, Matule falou da importância de inscrição e pagamento de contribuições ao Sistema de Segurança Social, principalmente aos Trabalhadores por Conta Própria, tendo enaltecido a iniciativa, pois, no seu entender, com a campanha, muitos trabalhadores terão a cobertura do Sistema de Segurança Social.

 

O dirigente exortou ainda aos TCP a usarem as plataformas disponíveis para o pagamento das contribuições, a exemplo do M- Pesa e IZI, de modo a assegurar o direito às prestações.

 

Ainda no evento, os participantes mostraram a sua satisfação pela evolução do sistema de segurança social, que nos últimos dias, tende a abranger maior categoria de trabalhadores e pediram maior divulgação do Sistema.

 

Importa referir que a Delegação de Tete, conta actualmente com 2.436 TCP inscritos, sendo que menos da metade estão efectivamente a pagar suas contribuições.

 

Go to top