HomeNotíciasPensionistas recebem material de protecção contra Covid-19

Parceiros sociais avaliam positivamente o desempenho do INSS

Província de Maputo - (27/03/2024) - Parceiros sociais do INSS, nomeadamente, o movimento sindical e o sector privado, considera positivo o desempenho da delegação provincial do INSS durante o ano de 2023.

O posicionamento foi expresso durante um encontro realizado, há dias, entre o INSS e os parceiros sociais, no âmbito da visita realizada as instalações da delegação provincial do INSS.

 

No referido encontro, os parceiros estiveram representados pelos membros do secretariado provincial da Organização dos Trabalhadores de Moçambique - Central Sindical (OTM - CS), representado pelo secretario executivo, Joaquim Alfredo Chacate, e da Confederação dos Sindicatos Independentes e Livres de Moçambique (CONSILMO), representado pela senhora Teresa Sebastião Bahule, bem como do Conselho Empresarial Provincial (CEP), representado pela Associação dos Empreiteiros da Província de Maputo, Jaime Cruz.

 

No encontro, o técnico de planificação e Estatística, Celso Tomás, procedeu com apresentação do relatório das actividades do ano de 2023 e o plano de actividades referente ao presente ano, tendo os parceiros sociais, se mostrado satisfeitos com os resultados alcançados.

 

Intervindo no encontro, o delegado provincial do INSS, Paulo Brito, abordou os desafios da instituição, caso da campanha de sensibilização para o pagamento das contribuições do INSS, cujo lançamento foi efectuado no dia 11 de Março corrente, tendo acrescentado que o INSS continua focado na consolidação da cobertura territorial, facto que coloca o desafio e encorajamento em se investir mais em infra-estruturas de funcionamento em zonas onde não estão implantadas instalações administrativas para o atendimento aos utentes.

 

Por sua vez, o Presidente do Conselho Empresarial da Província de Maputo, Baptista Afonso Macuvele, partilhou os resultados das actividades desenvolvidas no período em alusão.

 

No âmbito da expansão territorial, a Delegação Provincial de Maputo lançou durante o ano de 2023, as obras para a construção das Delegações Distritais de Magude e Marracuene, posto de atendimento de Sabié, Moamba, Bela Vista e inaugurou a Delegação Distrital de Namacha e o Posto de Atendimento de Xinavane.

 

Os parceiros sociais manifestaram a sua disponibilidade em apoiar a campanha de sensibilização para o pagamento de contribuições e saudaram a instituição pelas realizações.

 

Go to top