HomeNotíciasJornalistas capacitados em matérias de Segurança Social

Cidália Chaúque destaca avanços da mulher no INSS

Maputo - (05/04/2024) - A administradora do Instituto Nacional de Segurança Social (INSS), Cidália Chaúque, destacou, na passada Terça-feira, 02 de Abril, os avanços registados pela mulher em vários sectores de trabalho no país, incluindo nesta instituição.

 

A representante do Estado no Conselho de Administração do INSS sublinhou que, actualmente, em Moçambique existem mulheres em todos os sectores de trabalho, muitas delas, inclusive, exercendo importantes funções e ombreando com os homens, o seu companheiro de luta, o que, sem dúvida, revela a sua inquestionável caminhada para a conquista e emancipação.

 

Cidália Chaúque falava durante uma palestra por ocasião das actividades comemorativas do mês da mulher, que culminou com uma aula de sapiência dirigida a um grupo de mulheres funcionárias do INSS, nomeadamente dos serviços centrais e da delegação da cidade de Maputo.

 

Não obstante os avanços satisfatórios referidos, Cidália Chaúque lamentou na ocasião o facto de, em muitas vezes, as mulheres tomarem decisões que não impactam as suas vidas, muitas vezes devido à prevalência de barreiras históricas, culturais e religiosas, que exigem da sociedade uma reflexão conjunta, visando a sua erradicação.

 

Aliás, alguns constrangimentos levantados no encontro são do conhecimento das próprias mulheres, incluindo as que estiveram na palestra, que ainda enalteceram a iniciativa da instituição para abordar assuntos dessa natureza.

 

A terminar, a administradora reconheceu haver avanços e desafios, mas no país "temos instituições que começaram só com os homens, mas agora existem várias mulheres representadas, tudo por causa das políticas aprovadas pelo governo moçambicano, com o objectivo de inverter o cenário", disse.

 

Go to top