HomeNotícias

Macanga inaugura edifício da segurança social

Tete - (02/05/2024) - A Secretária de Estado na província de Tete, Elisa Zacarias, inaugurou, na manhã desta Terça-feira, 30 de Abril, o posto de atendimento do INSS do distrito de Macanga, que vinha sendo construído de raiz naquela região do centro do país, no quadro da estratégia de expansão dos serviços prestados por esta instituição, abrangendo até os utentes mais distantes, sobretudo os localizados em regiões onde ainda não se encontram implantadas infra-estruturas para o efeito.

 

 

Trata-se de uma infra-estrutura moderna e resiliente, erguida num terreno de 300m2, com uma área construída de 52m2, compreendendo um conjunto de infra-estruturas e serviços adjacentes, cujo custo foi de cerca de 13 milhões de meticais e esteve a cargo do empreiteiro BIBI Construções.

 

Discursando no acto da inauguração, a Secretária de Estado na província de Tete destacou os inúmeros avanços no sector da segurança social durante o quinquénio a findar, mais concretamente no INSS, desde a abrangência pessoal até à expansão territorial do sistema, o que resulta da aposta do governo na luta contra a pobreza e a desigualdade social, no âmbito do Programa Quinquenal do Governo (PQG) – 2020/2024, neste caso vertente, no que diz respeito, especificamente, ao INSS.

 

Elisa Zacarias aproveitou a ocasião para exortar aos agentes económicos daquele distrito para explorarem da melhor maneira a nova infra-estrutura do INSS, inscrevendo as suas empresas e os respectivos trabalhadores. Recordou-os, ainda, da campanha em curso no país, de inscrição de trabalhadores por conta própria (TCP), que está a ser levada a cabo pelo INSS, incluindo através das plataformas digitais disponibilizadas pela instituição, sublinhando que, após a inscrição, é preciso que canalizem as suas contribuições, regularmente, com vista a garantir as prestações no futuro.

 

Como último convite, a secretária de Estado na província de Tete exortou a todos os pensionistas do sistema a realizarem a prova anual de vida, com vista a ter continuidade de pagamento das suas pensões, pois, assim não o fazendo, o mesmo será suspenso até à sua realização, o que pode trazer transtornos sociais e familiares.

 

O distrito de Macanga conta, actualmente, com 61 contribuintes (empresas ou entidades empregadoras), 3.581 beneficiários (trabalhadores), 17 trabalhadores por conta própria, para além de 35 pensionistas. O posto de atendimento do INSS ora inaugurado, para além de servir Macanga passa, igualmente, a assistir o vizinho distrito de Chifunde.

 

Este processo de construção de postos de atendimento aos utentes do sistema da segurança social obrigatória, gerido pelo INSS, está a acontecer , com sucesso, em todo o país, com o objectivo de facilitar o atendimento ao público e as populações das zonas ou locais onde os serviços da instituição ainda não se encontrem estabelecidos, em termos de instalações próprias.

 

 

Go to top