HomeNotícias

I Trimestre registou mais trabalhadores informais na segurança social em Nampula

Nampula - (20/05/2024) - Mais 148 trabalhadores por conta própria (TCP) que exercem as suas actividades em diferentes sectores na província de Nampula foram inscritos no sistema de segurança social, durante o primeiro trimestre do ano em curso, o que representou uma subida de 407% face ao que estava planificado para o período em referência.

 

 

Dados da delegação provincial do Instituto Nacional de Segurança Social (INSS) em Nampula apontam que a instituição tinha projectado a inscrição de 179 trabalhadores informais durante os primeiros três meses deste ano. Nesta perspectiva, esta realização corresponde a 81%, em termos de cumprimento da meta estabelecida para o ano de 2024. O alcance deste resultado deveu-se à adopção de metodologias múltiplas na consciencialização deste grupo alvo sobre a necessidade e importância de estar inscrito no sistema de segurança social.

 

Entre as metodologias empregues para o alcance destes números, está o trabalho desencadeado pelo INSS junto de diferentes instituições e empresas, em que se destacou a coordenação com as delegações distritais do INSS, os Conselhos Municipais e administrações distritais, para além de campanhas de inscrição nas praças de táxis-mota e nos mercados locais, através de brigadas de trabalho constituídas para a inscrição dos trabalhadores deste regime.

 

De referir que, o sistema de segurança social registou, até ao primeiro trimestre deste ano, um acumulado de 2.572 trabalhadores por conta própria em toda a província de Nampula.

 

 

Go to top