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Queremos um Sistema robusto, credível, transparente e eficiente

Maputo - (20/07/2015) - O Primeiro Ministro, Carlos Agostinho do Rosário, defendeu a necessidade de maior engajamento do Instituto Nacional de Segurança Social (INSS) para tornar o Sistema de Segurança Social Obrigatório robusto, credível, transparente e eficiente.

 

 "Queremos ter um Sistema robusto, credível, transparente e eficiente. Queremos que o trabalhador se sinta bem no INSS, pois esta instituição é guardiã do dinheiro dos trabalhadores, dos empregadores, pelo que devemos ser mais responsáveis nesta missão", disse.

 

O Primeiro-Ministro, que falava na manhã desta Segunda-feira durante a visita que efectuou ao INSS, no quadro da monitoria do grau de execução das actividades sectoriais inseridas no Plano Quinquenal do Governo, felicitou o INSS pelo esforço que tem vindo a empreender no processo de inserção do histórico de remunerações de beneficiários, cujo término está previsto para o mês de Novembro próximo.

 

O Primeiro-Ministro apontou, dentre vários desafios, a necessidade do INSS acelerar o processo de Modernização e Informatização do Sistema de Segurança Social, concluir o processo de revisão da estrutura orgânica, melhorar cada vez mais o atendimento aos utentes do Sistema, aprovar a política e estratégias de investimento, inscrever os Trabalhadores por Conta Própria e melhorar os mecanismos de prestação de contas.

 

Intervindo no encontro, a Ministra do Trabalho, Emprego e Segurança Social, Vitória Diogo, referiu-se à representatividade do INSS no País, que abrange todas as capitais provinciais, através de 11 Delegações Provinciais, 22 Direcções Distritais e 43 Representações Distritais, através das quais tem estado a atender os utentes do Sistema.

 

Por sua vez, o Presidente do Conselho de Administração do INSS, Francisco Mazoio, enalteceu o facto de ser a primeira vez que o INSS recebe a visita da figura do Primeiro Ministro, tendo apontado, a título de exemplo, algumas acções que estão em curso na instituição.

 

"Estamos a trabalhar afincadamente para modernizar o sistema de gestão do INSS, atingir o nível de excelência no atendimento aos utentes do Sistema da Segurança Social, reduzir o problema da dívida de contribuições", concluiu.

 

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