HomeNotíciasAjudar a compreender os processos de reforma no INSS

Pensionistas de Lichinga criam comissão para melhor articular com o INSS

Niassa - (31/07/2015) -  Os pensionistas da Segurança Social residentes na cidade de Lichinga, província do Niassa, criaram recentemente uma comissão, com o objectivo de facilitar a comunicação e articulação com a Delegação Provincial do INSS na resolução das questões relacionadas com o Sistema.

 

 

A comissão é composta por quatro elementos, sendo Helena Paulo e Alcina Manuel que representam os pensionistas de sobrevivência e Ernesto Cotiua e Feliz Nassona, em representação dos pensionistas de invalidez e de velhice, respectivamente.

 

A cidade de Lichinga conta com 278 pensionistas, de um total de 451 existentes ao nível da província do Niassa, sendo 196 de sobrevivência, 71 de velhice e 11 de invalidez.

 

No encontro, que serviu ainda para a apresentação do novo delegado provincial do INSS, Sidónio dos Anjos Manuel e despedida do anterior, Paulo Cossa, os pensionistas apresentaram dentre várias preocupações, os descontos alegadamente efectuados nas suas pensões pelas instituições bancárias e a necessidade de o INSS passar a fazer visitas domiciliárias para verificar as condições em que os pensionistas vivem para melhor planificar os possíveis tipos de ajuda que os mesmos necessitam.

 

O delegado provincial do INSS prometeu efectuar visitas domiciliárias porque, segundo frisou, “só assim é que teremos conhecimento dos reais problemas e sensibilidades dos pensionistas”.

 

Relativamente aos descontos efectuados sobre o valor das suas pensões, Sidónio dos Anjos Manuel disse que o INSS fará contactos junto das instituições bancárias, com o intuito de se inteirar da situação.

 

Com o mesmo objectivo, será criada nos próximos tempos uma comissão de pensionistas ao nível do distrito de Cuamba.

 

 

 

 

 

Go to top