HomeNotíciasSegurança Social em Milange ganha edifício construído de raiz

INSS enaltece os feitos de Luís Herculano

Maputo - (09/02/2021) - O INSS perdeu um dos melhores quadros, que contribuiu para a criação e desenvolvimento do Sistema de Segurança Social em Moçambique. Trata-se de Luís Herculano, antigo Director-geral, que faleceu, de forma súbita, vítima de doença, no passado Domingo, em Maputo, deixando um vazio no seio da instituição.

 

Luis Herculano era uma “biblioteca viva” do INSS que, pela sua invulgar qualidade profissional, foi-lhe confiado cargos de direcção e chefia.

 

O malogrado sempre incutiu aos colegas a necessidade de se pautar pela humildade, responsabilidade e perseverança na grande missão de melhor servir a sociedade no geral e, em particular aos utentes do Sistema de Segurança Social, designadamente os contribuintes, beneficiários e pensionistas.

 

Luís Herculano, nascido na localidade de Inrule, distrito de Gilé, província da Zambézia, ingressou nos quadros do INSS em Dezembro de 1990, transferido do Ministério do Trabalho. Ele fez parte dos quadros destacados para criação do Sistema de Segurança Social Obrigatória em Moçambique, gerido pelo INSS.

 

Tendo demonstrado profissionalismo, dedicação e empenho, alcançou reconhecimento e respeito ao nível da instituição, chegando a ser nomeado chefe de Departamento central e, a 24 de Novembro de 1994, é designado para exercer as funções de Director-geral do INSS, cargo que ocupou até 28 de Novembro de 2002.

 

Em 23 de Março de 2005, foi-lhe confiado o cargo de Assessor Jurídico do Conselho de Administração do INSS. Em Dezembro de 2005 é destacado para, em comissão de serviço, exercer as funções de Secretário-geral do Tribunal Administrativo, até Abril de 2010.

 

No regresso ao INSS, é designado coordenador do Gabinete do SISSMO (Sistema de Informação de Segurança Social de Moçambique), função que exerceu até à data da sua morte.

 

Era desejo de Luís Herculano, como qualquer funcionário, ver um INSS próspero e desenvolvido, luta que nunca desistiu até ao último dia da sua vida. Para este efeito, o desafio da instituição é de continuar a preservar os seus ensinamentos.

 

O Conselho de Administração, a Direcção Geral e os funcionários do INSS em geral, endereçam as sentidas condolências à familia de Luís Herculano, com a certeza de que a dedicação, o profissionalismo, experiência, ensinamento e o companheirismo do malogrado continuarão para sempre na memória da instituição.

Go to top