HomeNotícias

Entidades empregadoras em Niassa sensibilizadas em matérias laborais

Niassa - (17/06/2021) – Entidades empregadoras e seus trabalhadores ao nível da província do Niassa estão a ser sensibilizados em matérias laborais, numa acção levada à cabo pelas Delegações Provinciais do INSS e da Inspecção Geral do Trabalho (IGT), bem como o Centro de Mediação e Arbitragem Laboral (CEMAL).

 

Com efeito, 42 trabalhadores, entre gestores, supervisores, operadores, e auxiliares da empresa florestas do Niassa, situada no distrito de Chimbunila, participaram esta Quarta-feira, numa palestra, onde receberam explicações sobre diversas matérias relacionadas com os direitos e deveres dos trabalhadores e obrigações das empresas; seguro colectivo obrigatório, acidentes de trabalho e doenças profissionais e prevenção dos conflitos laborais.

 

As palestras conjuntas a serem realizadas pelas três instituições, abrangerão, numa primeira fase, empresas de reflorestamento e processamento da madeira.

 

O Chefe de Departamento Provincial de Seguro Social na Delegação Provincial do INSS, Álvaro Afinda explicou, durante a palestra realizada naquela empresa do ramo florestal, que a actividade visava consciencializar aos trabalhadores sobre seus direitos e deveres. Apontou que a Segurança Social é um direito consagrado na Constituição da República para todos os trabalhadores e que os cidadãos têm o direito de ser assegurados pela Segurança Social, independentemente do trabalho que realizam. Nessa perspectiva, prosseguiu, é preciso estar inscrito e contribuir para a Segurança Social, uma vez que este Sistema é contributivo, para poderem usufruir dos benefícios.

 

O representante do Departamento do Trabalho e Segurança Social, na Direcção Provincial do Trabalho, Beato de Oliveira, consciencializou os participantes sobre o fenómeno do trabalho infantil que, infelizmente, está a tirar o direito da criança de continuar a estudar, consubstanciando em crime grave. Razão pela qual, disse, as empresas são chamadas a observar estritamente as idades mínimas para o emprego de menores, porque, caso não procedam, ou não reportem às autoridades, então, poderão ser considerados cúmplices.

 

A representante da Delegação Provincial da IGT, Maria Cristina Raula Tomás, explanou sobre os direitos e deveres dos trabalhadores no posto do trabalho, tendo alertado sobre algumas questões têm desaguado em litígios nas entidades empregadoras, que têm a ver com as responsabilidades das partes. Referiu que os trabalhadores, além do salário, que é fruto do seu trabalho, têm o direito a um uniforme condigno e ajustado à sua profissão, sem que, no entanto, sejam descontados nos seus ordenados, assim como o direito à licença por luto, na perda de seus familiares. Por conseguinte, os trabalhadores também têm deveres, por exemplo o de não faltar ao serviço e quando presente não se ausentar, injustificadamente, prestar contas ao empregador, cuidar do uniforme e de outros bens sob a sua responsabilidade. 

 

O diálogo deve ser a marca no dia-a-dia nas empresas, o que pode prevenir as paralisações laborais ou greves, tal como destacou a representante do CEMAL, Carminda Abudo. Segundo ela, os trabalhadores têm direito à greve, no âmbito da legislação laboral, mas esta deve ser o último recurso, após esgotarem todas as formas de resolução.

 

As palestras conjuntas ao nível da província do Niassa irão abranger todos ramos de actividades, incluindo os Trabalhadores por Conta Própria.

 

Go to top