HomeNotíciasServiços da Segurança Social em Malema mais próximos dos utentes

Administrador do INSS defende articulação com todos actores do mercado em Tete

Tete - (14/06/2022) - O administrador do Conselho de Administração do INSS, em representação dos trabalhadores, Gonçalves Zitha, defendeu, em Tete, onde escalou para uma visita de 3 dias, a continuidade do entrosamento existente entre a instituição e os parceiros sociais, de modo a alcançar as metas traçadas para o presente ano, no âmbito do Plano Económico e Social – PES.


De acordo com Gonçalvez Zitha, que se deslocou àquela província central do país para fazer o acompanhamento das actividades que o sector está a realizar, bem como manter contactos com os actores do mercado local, com destaque para os parceiros sociais e outros utentes do sistema da segurança social obrigatória, sem tal articulação pode ser difícil obter os resultados almejados.


Em Tete, Zitha encontrou-se com empregadores, bem como com alguns beneficiários (trabalhadores) e pensionistas, com quem passou em revista algumas questões inerentes ao funcionamento do sistema e das actividades levadas a cabo pela respectiva delegação provincial do INSS, no quadro do seu plano previsto para este ano.


No seu primeiro dia de trabalho, na passada Segunda-feira, o administrador do INSS, que assiste a província de Tete, orientou o colectivo de direcção na capital provincial, tendo saudado o desempenho satisfatório da delegação provincial, assim como instado os funcionários a envidarem esforços para o alcance das metas previstas para o ano em curso, pautando por uma postura excelente perante os utilizadores do sistema e continuando a ser sérios profissionalmente e acarinhando os pensionistas.


Ainda na cidade de Tete, o administrador Zitha procedeu à entrega de cabaz a uma pensionista de sobrevivência e visitou, igualmente, o centro de reassentamento de Chimbonde, onde ofereceu 5.000 máscaras de protecção facial e diverso material escolar, composto por cadernos e esferográficas, à comunidade que foi afectada, durante o primeiro semestre deste ano, pela depressão tropical "Ana".


Durante a visita a Tete, Zitha escalou, para além da cidade de Tete, a vila de Chitima, a sede do distrito de Cahora-Bassa, onde manteve contactos diversos com os utentes do sistema e os parceiros sociais. A Delegação provincial do INSS em Tete tem três delegações distritais, nomeadamente em Angónia, Moatize e Cahora-Bassa, algumas das quais servindo outros distritos circunvizinhos, sem instalações. A título de exemplo, a Delegação Distrital do INSS em Cahora-Bassa, assiste, igualmente, os distritos de Mágoe, Marávia e Zumbo.


Até Maio último, a Delegação do INSS na Província de Tete tinha, em acumulado, 7.212 empresas (contribuintes) inscritas, com 117.158 trabalhadores (beneficiários), dos quais 1.825 são Trabalhadores por Conta Própria (TCP). A província conta, ainda, com 3.757 pensionistas, entre os quais 1.023 por Velhice, 2.699 de Sobrevivência e 35 por Invalidez.

 

Go to top