HomeNotíciasINSS inteira-se do estágio dos processos de dívida em Mandimba

Administrador do INSS sublinha necessidade de maior aproveitamento de investimentos no Niassa

 

Niassa - (22/06/2022) - O administrador do Conselho de Administração do INSS, em representação dos Empregadores, Adelino Buque, instou os gestores da instituição na província do Niassa a fazerem maior aproveitamento das infra-estruturas que possuem, em termos de rentabilização, com vista a arrecadação de mais receitas.

 

 

Adelino Buque escalou, na semana passada, a província do Niassa para uma visita de trabalho, cujo enfoque foi o acompanhamento das actividades que o sector está a realizar, bem como inteirar-se do decurso dos trabalhos de sensibilização de diferentes extractos sócio-económicos da província, a se inscrever no Sistema de Segurança Social Obrigatória, para  salvaguardar o seu futuro social e dos seus dependentes.

 

Para o administrador do INSS, que assiste aquela província setentrional do país, os diferentes empreendimentos e instalações que o INSS possui no Niassa, entre os que já estão em funcionamento e os em construção, podem fazer grande diferença na arrecadação de receitas da instituição nos próximos momentos, uma vez que há condições para o efeito. Um dos exemplos apontados por Buque foi a rentabilização do Hotel Girassol, na cidade capital provincial, Lichinga, pertença do INSS.

 

Para além de Lichinga, onde estão em construção as futuras instalações da Delegação provincial do Niassa, Adelino Buque esteve em Mandimba, onde igualmente decorrem obras da construção do futuro Posto de Atendimento do INSS, bem como em Cuamba, onde escalou a delegação distrital local.

 

Em Lichinga, Buque reuniu-se com o colectivo de direcção do INSS, onde se inteirou do plano de actividades realizadas até 31 de Maio do corrente ano, tendo apreciado positivamente, deixando, ao mesmo tempo, sublinhada a necessidade de se intensificar a inscrição de beneficiários (trabalhadores), a potenciação da exploração do edifício Girassol, de modo a permitir a arrecadação de mais receitas, para além de uma ligação permanente com as entidades empregadoras e os parceiros sociais.

 

Em Mandimba, o administrador do INSS ofereceu  sexta básica de produtos de primeira necessidade à pensionista de sobrevivência Maria Domingos Pilote Amela, que carece de uma ajuda, por se encontrar socialmente a atravessar alguma dificuldade.

 

No seu contacto com o sector produtivo, o administrador do INSS que assiste aquela provincia, visitou algumas empresas, como foi o caso da exploração florestal KEMA, em Lichinga, que tem inscritos na segurança social 353 trabalhadores (beneficiários), assim como a empresa JFS, a Sociedade Algodoeira do Niassa (SAN), que conta com 131 trabalhadores inscritos.

 

Durante a sua estadia no Niassa, Adelino Buque manteve encontros, para além do Secretário de Estado, com o Conselho Empresarial Provincial (CEP), a Confederação Nacional dos Sindicatos Independentes e Livres de Moçambique (CONSILMO), bem como com os funcionários da Delegação provincial do INSS, a quem desafiou a pautarem por uma postura excelente perante os utilizadores do sistema, continuando sérios profissionalmente e acarinhando os pensionistas.

 

A delegação provincial do INSS em Niassa planificou, para este ano, a inscrição de 462 contribuintes (empresas), sendo que até à data já foram inscritos 239, enquanto para os beneficiários já foram inscritos 2.128, dos 6.047 previstos. Quanto aos trabalhadores por conta própria (TCP), a delegação do Niassa já inscreveu 28 dos 72 planificados.

Go to top