HomeNotíciasPensionistas recebem material de construção em Nampula

Pensionistas do INSS em Nampula beneficiam do tratamento de vista

Nampula - (04/07/2022) - A delegação provincial do INSS iniciou, há dias, no Hospital Central de Nampula, com o processo de tratamento em oftalmologia, envolvendo 50 pensionistas do Sistema de Segurança Social que enfrentam diversos problemas de visão.

 

 

Trata-se de uma prática do INSS inserida no âmbito do Programa de Acção Sanitária e Social, que prevê a concessão de apoios não pecuniários aos beneficiários, pensionistas e seus familiares. O processo de tratamento aos abrangidos compreende a submissão, para este ano, à consulta de oftalmologia dos referidos 50 pensionistas, que estão englobados nas diferentes prestações a longo prazo, nomeadamente de velhice, invalidez e sobrevivência.

 

Só no primeiro dia das consultas, a 29 de Junho último, em 4 dos pensionistas observados foi diagnosticado o problema de cataratas, o que resultará em cirurgias respectivas, já na nesta semana, com todos os custos suportados pelo INSS, incluindo a aquisição de óculos de vista.

 

Até ao primeiro trimestre do ano em curso, importa sublinhar, a Delegação Provincial do INSS de Nampula contava com um total de 8.484 pensionistas, sendo 2.234 por velhice, 91 por invalidez e 6.159 de sobrevivência.

 

Esta actividade do INSS, que tem sido realizada anualmente em diferentes delegações provinciais, insere-se no contexto da sua responsabilidade social, através da criação de facilidades aos pensionistas do Sistema que padecem de problemas visuais, em consultas e na aquisição de meios de compensação, em que se destacam também bengalas, melhorando assim a qualidade de vida. O processo não termina com esta acção em curso, uma vez que decorre um trabalho contínuo de identificação de mais pensionistas nas mesmas condições.

 

Go to top