HomeNotíciasJovens da Igreja Velha Apostólica em Gaza querem preparar futuro com a Segurança Social

Jovens da Igreja Velha Apostólica em Gaza querem preparar futuro com a Segurança Social

Gaza - (08/05/2023) - Cerca de 3000 jovens crentes da Igreja Velha Apostólica de Moçambique, a nível da província de Gaza, alguns dos quais pequenos, médios e grandes empresários, trabalhadores por conta própria (TCP), mineiros, vendedores informais, incluindo funcionários e agentes do Estado, oriundos de todos os distritos desta província, consideraram a sua entrada na segurança social como uma das etapas e importante compromisso rumo ao seu futuro e das suas famílias.

 

 

O facto foi manifestado após serem inteirados sobre o funcionamento e os benefícios oferecidos pelo sistema de segurança social vigente no país, durante a conferência provincial da Juventude Apostólica, que decorreu no passado dia 30 de Abril naquela meridional província de Moçambique.

 

Uma exposição dos serviços prestados pelo Instituto Nacional de Segurança Social (INSS) esteve patente durante o evento, que teve lugar no Posto Administrativo de Chissano, no distrito de Limpopo, e que contou, para além de Margarida Mapanzene, governadora da província, os membros do executivo e as autoridades locais, com destaque para os directores provinciais de Educação e Desenvolvimento Humano, da Juventude e Emprego, do administrador do distrito de Limpopo e de um representante do sector de Assuntos Religiosos, entre outras individualidades governamentais e religiosas.

 

Na óptica da juventude daquela congregação religiosa, é imperioso que na preparação do futuro condigno dos jovens a protecção social seja um dos principais requisitos individuais e colectivos, para o caso concreto a segurança social, uma vez que esta assegura a sobrevivência nas condições em que o produtor da renda familiar já não tem a capacidade para o trabalho, condicionando, assim, a vida de todos os seus dependentes, do ponto de vista social. No local, vinte jovens inscreveram-se no sistema da segurança social, bem como tantos outros que prometeram o fazer, uma vez que, no momento, não traziam consigo a documentação necessária para o efeito.

 

A governadora de Gaza, na sua passagem pela exposição destacou a presença dos serviços prestados pelo INSS, como sendo fundamentais e oportunos, tendo em conta o grupo alvo presente. Margarida Mapanzene considerou que os serviços do INSS acompanham o governo no alívio das dificuldades sociais emergentes e para a satisfação das necessidades básicas das famílias, tanto no presente, como no futuro. Nessa perspectiva, a governante chamou atenção ao facto de muito sofrimento vir a ser suprido pelos familiares, em caso de morte do trabalhador, desde que a contribuição seja regular, o que demonstra a pertinência da inscrição e a respectiva canalização da contribuição ao sistema. É, disse, uma das formas de alívio à pobreza absoluta no país, que constitui um dos desafios do governo, sendo que o engajamento do INSS na criação de facilidades e a expansão dos serviços prestados é a prova dessa luta conjunta. Por isso, concluiu, a divulgação do sistema junto dos diferentes grupos sociais e económicos deve ser um desafio permanente.

 

Por outro turno, Francisco Mucavel, líder máximo daquela congregação religiosa a nível da província de Gaza, na sua intervenção durante o culto, instou os jovens a serem organizados tanto no presente, como no futuro. E uma das formas desse processo é, sem dúvida, aderir e contribuir para a segurança social, por ser assim que podem proteger a si e às suas famílias. Para encorajar os jovens, Francisco Mucavel usou como exemplo o facto de ele próprio ser um pensionista por velhice, do INSS, que vem usufruindo dos benefícios do sistema desde o tempo em que esteve a trabalhar e até à data em que está reformado. Portanto, em diferentes momentos sentiu a importância de se contribuir para a segurança social.

 

Para além do INSS, outras instituições públicas e privadas expuseram os seus serviços durante a conferência provincial, tais como os Serviços provinciais de Migração, o Banco de Sangue do Hospital Provincial de Gaza, entre outras, incluindo alguns empreendedores e trabalhadores informais. A Delegação provincial do INSS em Gaza conta, actualmente, com um total de 4.136 trabalhadores por conta própria inscritos no sistema.

 

O INSS tem-se desdobrado, nestes dias, na divulgação dos seus serviços, no âmbito da campanha de inscrição de trabalhadores por conta própria e agentes de Estado, iniciada mês passado e com a duração de seis meses, à escala nacional. Palestras, entrevistas e participação em debates radiofónicos e televisivos, exposições, encontros com os TCP e outros contribuintes (empresas), entre outras formas de comunicação e consciencialização, têm sido levadas a cabo pela instituição, apelando para que mais cidadãos adiram ao sistema de segurança social, como forma de combater na sociedade a indigência, no presente e no futuro.

 

Go to top