HomeNotíciasLançada primeira pedra para construção do edifício do INSS em Namaacha

Técnicos de estatísticas do INSS capacitados pelo INE

Gaza - (24/05/2023) - Um grupo de 15 técnicos do INSS, provenientes de todas as delegações provinciais da instituição e dos serviços centrais, ligados a área de planificação e estatística, estão, desde a passada Terça-feira, 22 de Maio, na cidade de Xai-Xai, província de Gaza, a beneficiar de um curso de capacitação em matéria de estatísticas, nomeadamente a elaboração de boletins estatísticos e sistemas de informação geográfica.

 

 

Com a duração de 15 dias, a referida acção formativa foi organizada pelo INSS e está a ser ministrada por especialistas do Instituto Nacional de Estatísticas (INE), com o objectivo de elevar o nível de conhecimento dos participantes, com vista à melhoria da qualidade técnica e profissional, sobretudo no desempenho dos formandos em matérias de planificação e estatística, assim como na melhoria da assessoria na tomada de decisão na instituição.

 

A cerimónia de abertura do curso foi dirigida pelo chefe do Departamento Central dos Recursos Humanos do INSS, Aniano Tamele, em representação da Direcção-Geral, o qual fez o historial sobre a matéria na instituição, sublinhando que aquela acção formativa com o INE, uma entidade pública e legal com pleno domínio em matérias de estatísticas, é uma experiência ímpar. Ainda de acordo com o chefe do DRH no INSS, trata-se de uma oportunidade para os abrangidos para melhorarem os critérios de recolha e tratamento de informação estatística com recurso aos pacotes informáticos mais actualizados do mercado. Por outro lado, Tamele transmitiu a preocupação da direcção-geral sobre os trabalhadores por conta própria (TCP), cujos dados estatísticos não são encorajadores, na sua totalidade, mais particularmente no rácio entre os inscritos e os que pagam as suas contribuições ao sistema, em que o número de activos está muito longe do total de inscritos. Tal desafio urge encontrar-se inversão, através de todas as vias possíveis, entre as quais a estratégia da área de planificação e estatística, disse.

 

Enquanto isso, a directora nacional de Estatística, no INE, Marta Mabote Chaquisse, intervindo por ocasião da abertura da formação, saudou a iniciativa do INSS de convidar o INE para administrar o curso, sobretudo por ter percebido da importância da produção e disponibilização de informação estatística de qualidade para os processos internos de planificação e para a tomada de decisão no âmbito estratégico da instituição.

 

Marta Chaquisse aproveitou a ocasião para convidar os beneficiários da capacitação a aproveitar dela ao máximo, particularmente em matérias de produção estatística de género, no enquadramento aos valores do Sistema Nacional de Estatística, os utilizadores, o profissionalismo e as sinergias. Tal porque, segundo a directora nacional de estatística, as estatísticas fiáveis, oportunas e de qualidade desejável exigem a existência de técnicos capacitados a todos os níveis, com o objectivo de operacionalizar a aposta.

 

Neste contexto, foi desenvolvido, pelo Sistema Nacional de Estatística, um Plano Estratégico dividido em quatro partes, em que a formação se enquadra no " reforço das capacidades para a produção estatística", tida como uma dos quatro itens do referido plano, que visa responder à demanda de estatísticas oficiais a níveis nacional, provincial e distrital. Para o INE, pretende-se com esta formação dotar os técnicos do INSS de ferramentas cruciais para a recolha, tratamento, análise e difusão de informações estatísticas em vários formatos, bem como serem capazes de produzir informação estatística de qualidade, relevante, fiável, credível, consistente e em tempo útil, com vista a subsidiar os gestores nas suas decisões, informar e comunicar melhor sobre o mercado de trabalho em geral, sobretudo no que diz respeito aos beneficiários e contribuintes do Sistema de Segurança Social.

 

 

Go to top