HomeNotícias

611 pensionistas recebem material de construção e alimentos na Zambézia

 

O acto de entrega do apoio foi dirigido esta Sexta-feira, 2 de Junho, pela Ministra do Trabalho e Segurança Social, Margarida Adamugi Talapa, e testemunhado pelo Governador da Província da Zambézia, Pio Augusto Matos e membros do governo provincial, líderes tradicionais e Trabalhadores por Conta Própria (TCP).

 

Dos 611 pensionistas, 63 tiveram casas totalmente destruídas e 548 com casas parcialmente destruídas, tendo sido desembolsado o valor de 20.722,000,00 MT.

 

Intervindo durante a cerimónia, Margarida Adamugi Talapa disse que, no pico do sofrimento causado pelo ciclone Freddy, o Presidente da República, Filipe Jacinto Nyusi, exortou, na sua visita a província da Zambézia, à todas as forças vivas da sociedade para que incrementassem os mecanismos de solidariedade interna.

 

O Chefe do Estado, segundo recordou a governante, orientou ao Ministério do Trabalho e Segurança Social para, através do INSS, mobilizar recursos com vista a suprir algumas necessidades básicas dos pensionistas, na qualidade de serem os verdadeiros donos do Sistema de Segurança Social Obrigatória.

 

"A entrega do material de construção, traduz-se num gesto que, o Governo, através do INSS manifestou para assegurar o bem-estar dos pensionistas do INSS", disse.

 

Por sua vez, o Governador da Província da Zambézia, Pio Augusto Mato, apelou aos pensionistas para valorizarem o apoio recebido, tendo apelado aos que tiveram casas destruídas totalmente, vivendo em zonas propensas às enxurradas, a aproveitarem o material recebido para construirem novas residências em lugares seguros já identificados e demarcados pelo Governo.

 

Os pensionistas contemplados manifestaram a sua satisfação pelo apoio recebido, tendo prometido erguerem as suas residências e melhorar o nível de habitabilidade, visto que, desde a passagem do ciclone Freddy no dia 11 de Março, os momentos que se seguiram foram de grande desespero e angústia.

 

Para além dos 611 pensionistas da Zambézia, o INSS irá apoiar pensionistas de outras zonas do País, sendo 27 da Província de Inhambane, 14 da Província de Maputo, 13 de Manica e 3 da Cidade de Maputo.

 

Go to top