HomeNotíciasJornalistas em Manica abordam concurso lançado pelo INSS

Utentes do Sistema em Inhambane beneficiam de atendimento de qualidade

Inhambane - (14/12/2023) - Os utentes do Sistema de Segurança Social, nomeadamente contribuintes (entidades empregadoras), beneficiários (trabalhadores) e pensionistas, na província de Inhambane, já beneficiam de um atendimento de qualidade, com a inauguração, na manhã desta Quinta-feira, 14 de Dezembro, de um novo edifício da delegação provincial do Instituto Nacional de Segurança Social (INSS), localizado no bairro Rumbane, nos arredores da cidade da Maxixe.

 

A infraestrutura, construída de raíz, foi inaugurada pelo Presidente da República, Filipe Jacinto Nyusi, no âmbito da visita à província de Inhambane.
 
O empreendimento faz parte do novo modelo de edifícios que o INSS está a construir para o funcionamento dos serviços das delegações provinciais, tendo sido já inaugurada, pelo Presidente da República, no passado dia 1 de Novembro, a delegação provincial do INSS de Sofala.
 
Trata-se de um edifício, de dois pisos, com uma área de 2.190,00 m², sendo 1.832 m², para o funcionamento do INSS e 358 m² para o arrendamento.
 
A infraestrutura possui, dentre vários compartimentos, um centro de conferências, sala de reunião, sala de atendimento, um reservatório de água com capacidade de 35.000 litros e um gerador de emergência de 250KVAS.
 
A população, sobretudo os utentes do Sistema de Segurança Social, da província de Inhambane, passa a beneficiar-se de uma infra-estrutura moderna e com alto padrão de execução, que empresta beleza a cidade da Maxixe, localizada no principal corredor rodoviário do país.
 
No seu discurso, o Presidente da República destacou as potencialidades turísticas existentes na província de Inhambane, que tem gerado emprego, o que permite, por conseguinte, a canalização das contribuições ao Sistema de Segurança Social.
 
Falando do alargamento da cobertura do Sistema de Segurança Social em Inhambane, Filipe Nyusi apontou que, em 2015, estavam inscritos no Sistema, a nível desta província, 3.687 entidades empregadoras, sendo que até no ao primeiro semestre de 2023, contava com 8.161, o que representa um crescimento de 121.34%.
 
Quanto aos trabalhadores, disse que existiam 49.662 em 2015, sendo que até Junho de 2023 contava com 105.805, representando uma subida em 113.05%.
 
Relativamente aos pensionistas, disse que em 2015, existiam 1.667, sendo que até o fim do primeiro semestre eram 4.175, representando um crescimento em 150.44%.
 
O estadista moçambicano apelou aos utentes do Sistema de Segurança Social e à sociedade em geral para o uso racional e a boa conservação das instalações inauguradas.
 
Em termos de cobertura territorial, o INSS em Inhambane, está representado, para além da delegação provincial, na cidade da Maxixe, através das delegações Distritais de Zavala, Inhambane, Massinga, Vilankulo e Inhassoro.
 
Estão em curso as obras de construção das delegações distritais de Inharrime, bem como dos postos de atendimento de Mabote, Inhassoro e Govuro, devendo iniciar, nos próximos tempos, as obras de construção de postos de atendimento de Jangamo, Homoíne e Morrumbene.
 
Com o novo modelo de edifício, estão em curso, para além das delegações provinciais de Sofala e de Inhambane, as obras das delegações de Nampula, Niassa e Província de Maputo.

 

 

Go to top