HomeNotícias

INSS inaugura novas instalações em Muxúngue

Sofala - (18/04/2024) - O posto administrativo de Muxúnguê, no distrito de Chibabava, a sul da província de Sofala, já conta, desde a passada Terça-feira, 16 de Abril, com um edifício onde passou a funcionar o posto de atendimento do INSS, naquilo que é a materialização da estratégia do sector que visa a expansão dos serviços aos utentes do sistema de segurança social no país.

 

Trata-se de um edifício construído de raiz, que passou a assegurar a assistência aos utentes do sistema do distrito em instalações próprias, que, até à data da inauguração, contava com 41 pensionistas,  nomeadamente por velhice e de sobrevivência.

 

Chibabava assiste, igualmente, o vizinho distrito de Machanga, o que, em termos cumulativos, e até à data, conta com um total de 441 contribuintes (entidades empregadoras) inscritos e um universo de 4.560 beneficiários (trabalhadores), para além de 255 trabalhadores por conta própria (TCP).

 

A cerimónia de inauguração da infra-estrutura foi presidida pela secretária de Estado na província de Sofala, Cecília Sandra Jerónimo Francisco Chamutota, tendo contando, igualmente, com a participação de membros do governo, desde provincial até ao distrital, autoridades tradicionais e religiosas, representantes da sociedade civil, entre outros convidados.

 

Discursando no ocasião, Cecília Chamutota disse que a instalação daquele posto de atendimento do INSS em Muxúngue resultou da aposta do governo, mais concretamente como uma actividade assente na estratégia inclusiva do Governo, que visa a expansão territorial da rede imobiliária, em que o INSS planificou, para este quinquénio, a construção de infraestruturas de raiz para o funcionamento, com a finalidade de melhorar os serviços prestados aos utentes do sistema de segurança social e as condições de atendimento.

 

A entrada em funcionamento daquela infra-estrutura, acrescentou a secretária de Estado em Sofala, irá criar uma outra dinâmica no distrito, com destaque para Muxúnguê, não só em termos de atendimento condigno aos utentes, como também no que concerne ao desenvolvimento integral da região. Apelou a todos que exercem alguma actividade rentável no distrito, em especial aos TCP, bem como ao público em geral, a inscreverem-se e canalizar, regularmente, as suas contribuições ao INSS, como forma de garantir o seu futuro e dos seus familiares.

 

Na província de Sofala, o sistema de segurança social conta, actualmente, com 16.907 contribuintes inscritos, 319.056 beneficiários, 6.004 trabalhadores por conta própria, assim como, 21.756 pensionistas, sendo 5.379 de velhice, 264 por invalidez e 16.113 de sobrevivência.

 

Go to top