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Deve haver celeridade na inserção do histórico de remunerações

Sofala -  (9/06/2015) – O Director de Seguro Social apelou a necessidade de haver celeridade ao nível das Delegações Provinciais do INSS no processo de inserção do histórico de remunerações de beneficiários, por forma a permitir a entrada em funcionamento da segunda fase da implantação do Sistema de Informação da Segurança Social de Moçambique, denominada SISSMO-Pagamento.

 

Celso Cláudio, que falava na manhã  desta Terça-feira, na cidade da Beira, província de Sofala, na abertura do Seminário Nacional de Seguro Social, acrescentou que a conclusão do processo de inserção do histórico de remunerações de beneficiários trará mudanças significativas na relação entre o INSS e os beneficiários.

 

Recordou que a modernização e informatização do Sistema de Segurança Social é irreversível, daí a necessidade de haver maior engajamento por parte dos técnicos do INSS no processo da implantação do SISSMO.

 

Afirmou que os temas arrolados para o encontro revelam o comprometimento da área do Seguro Social com as questões que preocupam os utentes do Sistema, sobretudo os trabalhadores.

 

“Sem descurar a importância dos demais temas, julgamos crucial o debate sobre a pensão por velhice, dada a sua sensibilidade e principalmente por ser aquela prestação que exige maior tempo de contribuição, daí a expectativa que sempre paira nos trabalhadores quando após longos anos de trabalho tem que gozar da sua merecida reforma”, acrescentou.

 

A dado passo referiu que o Sistema de Segurança Social contava com cerca de 66.000 contribuintes e 1.350.000 beneficiários inscritos e com um total de 44.512 pensionistas, dos quais 21.285 de velhice, 21.921 de sobrevivência e 1.306 de invalidez.

 

Desejou para que o evento alcance consensos sobre os temas a serem discutidos e que a harmonização de procedimentos contribua para o melhoramento do desempenho da instituição.

 

O encontro da Beira, no qual participam técnicos dos Serviços Centrais e das Delegações Provinciais do INSS, visa harmonizar os procedimentos técnicos em matérias ligadas ao Seguro Social, devendo analisar, dentre vários temas, a restituição/reembolso de contribuições a ex-militares e cidadãos estrangeiros, a aplicação da fórmula da pensão por velhice, a importância de monitoria e avaliação dos planos de actividade e estágio e desafios do processo de informatização da Segurança Social.

 

 

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