HomeNotíciasINSS inteira-se do estágio dos trabalhos jornalísticos no âmbito do PNJSSO

Jovens trabalhadores querem contribuir na divulgação do Sistema

Maputo  - (09/10/2015) - Jovens trabalhadores, filiados à Organização dos Trabalhadores de Moçambique (OTM-CS), pretendem contribuir no processo de divulgação do Sistema de Segurança Social.

 

Para o efeito, um grupo de sete membros do Comité Nacional do Jovem Trabalhador (CNJT), visitou, na tarde de ontem, dia 8 de Outubro, o INSS, com o objectivo de colher informações sobre o seu funcionamento.

 

Segundo o coordenador do CNJT, Armindo Chembane, a iniciativa da sua agremiação, que se enquadra no plano das actividades de 2015 e nas comemorações dos 40 anos da OTM-CS, que se assinalam no dia 13 de Outubro de 2016, visa dar seguimento à campanha nacional de recolha de informações históricas sobre o sindicalismo em Moçambique, que decorre sob o lema “Explorando na Fonte”.

 

“Sentimo-nos na obrigação de conhecer mais a Segurança Social, com vista a contribuirmos para a sua divulgação. O INSS é uma instituição com uma ligação muito forte com a OTM-CS”,  disse.

 

As visitas, iniciadas em 2013 na residência do embondeiro da OTM-CS, Augusto Macamo, no distrito de Manjacaze, província de Gaza, incluem outras entidades ligadas directa ou indirectamente  àquela organização dos trabalhadores, sendo que a divulgação dos resultados, segundo Armindo Chembane, está  prevista para o mês de Novembro do ano em curso.

 

Intervindo na recepção aos membros do CNJT, o Director Geral do INSS, Baptista Machaieie, saudou o interesse dos jovens trabalhadores em conhecer o Sistema de Segurança Social, porque, segundo disse, irá permitir uma melhor disseminação das informações aos seus associados.

 

Na ocasião, o chefe de Departamento de Regimes e Prestações fez uma apresentação sobre o Sistema de Segurança Social, retratando o passado, o presente e o futuro. Aniano Tamele falou, dentre vários aspectos, da génese da criação do Sistema, gestão do INSS, evolução de contribuintes e beneficiários, prestações concedidas e condições para a sua atribuição e desafios da instituição para os próximos tempos.

 

Com vista a inteira-se de algumas acções desenvolvidas no âmbito da implantação do Sistema de Informação da Segurança Social de Moçambique (SISSMO), os jovens trabalhadores visitaram a sala de monitoria, no Departamento de Informática,  e o sector de atendimento na Delegação da Cidade de Maputo, onde receberam explicações sobre o seu funcionamento.

 

 

 

 

 

 

Go to top