HomeNotíciasPraticantes da medicina tradicional serão inscritos no Sistema em Cabo Delgado

INSS arrecada mais de dois mil milhões de meticais na carteira de investimentos

Sofala - (12/11/2018) - O Instituto Nacional de Segurança Social (INSS) arrecadou, de Janeiro à Setembro do ano em curso, através da carteira de activos de investimentos, uma receita no valor de 2.105.743.735,22 MT, o correspondente a 92,6% do planificado para o ano 2018. O valor representa um acréscimo em 13,1% em relação a igual período do ano passado.

 

 

A informação foi avançada pelo Director-Geral do INSS, Alfredo Mauaie, na manhã desta Segunda-feira, na cidade da Beira, província de Sofala, durante a abertura do IIIº Seminário Nacional da Direcção de Administração e Finanças (DAF), sob o lema “30 Anos Modernizando para Melhor Servir” e que junta mais de 70 participantes das diversas áreas ligadas à Administração e Finanças, Património e Participações Financeiras, entre Director de Serviços, Chefes de Departamento, Chefes de Repartição, Chefes de Secção e técnicos do nível central e provincial.

 

 

A carteira de activos de investimentos do INSS distribuiu-se em depósitos à prazo, obrigações de tesouro e corporativas, bilhetes de tesouro, papel comercial, participações em sociedades, desenvolvimento imobiliário e património do ex-FAST (Fundo da Acção Social no Trabalho).

 

 

O Director-Geral, que destacou e saudou o desempenho da Direcção de Administração e Finanças, referiu-se ainda a contenção das despesas através de várias medidas que a instituição têm vindo a tomar, o que possibilitou a poupança, durante o período em referência, de 5.361.486,19 MT.

 

Apontou ainda como uma das acções de capital importância, a publicação regular das contas de exercícios económicos do INSS, tendo o último relatório e conta (2017) sido publicado em Outubro de 2018. “Encorajamos que se mantenha este ritmo de prestação contínua e pontual de contas a todos interessados”, frisou.

 

 

Realçou o facto de o encontro se realizar numa altura em que o INSS têm vindo a conhecer avanços significativos no processo de modernização e informatização do Sistema, que se traduz na automatização dos procedimentos e maximização dos mecanismos de controlo e gestão.

 

 

“Com a informatização do INSS, o Sistema já dispõe de vários recursos electrónicos disponiblizados pelas plataformas criadas, que permitem, dentre vários aspectos, a remessa de contribuições, a obtenção da certidão de quitação automatizada, sem precisar que os contribuintes se desloquem aos serviços do INSS”, assinalou.

 

 

Apelou aos participantes para que aprimorem e partilhem os procedimentos, assim como apresentem contribuições para a melhoria das práticas e estratégias na execução do plano de actividades e orçamento do INSS.

 

 

“Devem aproveitar no máximo a oportunidade de estarem aqui para sairem alinhados quanto a actualização dos processos de gestão, a promoção da transparência, a prudência, a prestação de contas, a implementação eficaz da política e estratégia dos investimentos e o redobrar de esforços para continuar com as medidas de contenção de custos“, acrescentou

 

 

O Director Provincial do Trabalho, Emprego e Segurança Social de Sofala, Jaime Chicamisse, apelou, na sua intervenção, para que o evento sirva de momento de reflexão, por forma a adoptar-se medidas correctivas para melhorar os mecanismos e instrumentos de controlo de gestão do INSS.

 

O evento, que termina nesta Terça-feira, vai discutir, dentre vários temas, o impacto da Política e Estratégia de Investimentos do INSS; o impacto da certidão de quitação automatizada versus cobrança da dívida; o ponto de situação do saneamento da dívida de contribuições e os desafios da implementação do Sistema de Informação de Segurança Social de Moçambique (SISSMO) no INSS.

 

Go to top