HomeNotíciasMineiros sensibilizados a descontar para Segurança Social

INSS oferece material médico ao Ministério da Saúde

Maputo - (10/06/2020) - O INSS ofereceu, esta Quarta-feira, equipamento diverso de protecção médica ao Ministério da Saúde (MISAU), no âmbito das medidas de prevenção e combate à pandemia da Covid-19.

 

 

A oferta, que faz parte do Programa de Acção Sanitária e Social, foi feita pelo Director-Geral do INSS, Alfredo Mauaie, ao Ministro da Saúde, Armindo Tiago e está avaliada em mais de 4 milhões de meticais.

 

Fazem parte do equipamento oferecido ao MISAU, 950 fatos macacos, 86.600 aventais descartáveis, 1.000 pares de botas de borrachas, 2.000 luvas de observação nitrile, 900 pares de luvas cirúrgicas, 1.000 máscaras, 1.000 máscaras facial viseira, 1.000 óculos de protecção, 60.000 barretes e 2.000 planitos descartáveis.

 

O Director Geral do INSS referiu, durante o acto, que com a entrega daquele material, a instituição pretende contribuir para que os profissionais de saúde prestem serviço de assistência aos infectados pela pandemia da Covid-19, de forma segura.

 

“Aproveitamos esta oportunidade para saudar os esforços do MISAU e de todo o pessoal de saúde pelo trabalho abnegado na assistência aos infectados pelo novo coronavírus”, acrescentou

 

O Ministro da Saúde, Armindo Tiago, agradeceu o gesto do INSS, tendo garantido que o material recebido se destinará ao pessoal médico e que o mesmo será utilizado de forma racional.

 

Noutro desenvolvimento, o Director Geral do INSS destacou a importância do relacionamento institucional entre o MISAU e o Ministério do Trabalho e Segurança Social, no âmbito da prevenção e combate à fraudes, nomeadamente, a criação da Comissão de Verificação de Incapacidades e a interoperabilidade dos sistemas informáticos.

 

O INSS tem vindo a tomar várias medidas no âmbito da prevenção da pandemia da Covid-19, caso da suspensão da prova anual de vida aos pensionistas do Sistema, sem, no entanto, implicar a suspensão da pensão; a atribuição do subsídio por doença aos trabalhadores infectados pela Covid-19, mediante a apresentação do atestado médico; a distribuição de 300 mil máscaras faciais ao nível nacional, envolvendo cerca de 500 Trabalhadores por Conta Própria (alfaiates e modistas) e a oferta de diverso material e produtos de higiene, como baldes, bacias e sabão.

 

Consta ainda das medidas de mitigação, a concessão do perdão de multas e redução de juros de mora aos contribuintes devedores do Sistema de Segurança Social e a disponibilização de um financiamento à pequenas e médias empresas, através da banca, com juros bonificados, como forma de proteger o emprego.

 

 

Go to top