HomeNotícias

Mais pescadores serão inscritos na Segurança Social

Maputo – (10/08/2020) – Mais pescadores serão inscritos no Sistema de Segurança Social, como resultado da campanha de licenciamento da pesca artesanal que está a ser levado à cabo ao nível do todo o País pelo Ministério do Mar, Águas Interiores e Pescas.

 

 

Com efeito, equipes do INSS ao nível das delegações provinciais têm vindo a sensibilizar e a inscrever os pescadores no Sistema, através do regime dos Trabalhadores por Conta Própria.

 

A título de exemplo, a delegação provincial de Tete inscreveu, no âmbito do lançamento da campanha, dirigida pelo governador provincial, Domingos Viola, na última Quinta-feira (6 de Agosto), no distrito de Cahora Bassa, alguns pescadores artesanais.

 

O processo de inscrição, segundo o delegado provincial do INSS, Celso Tomás, irá se estender à mais outros distritos, com o envolvimento da direcção provincial de Agricultura e Pescas. Estima-se que existam em Tete mais de nove mil pescadores artesanais.

 

Na província de Sofala, a delegação provincial do INSS sensibilizou, através de palestra, realizada no dia 6 de Agosto, os pescadores a aderirem ao Sistema de Segurança Social, tendo, na ocasião, recolhido a documentação necessária para a efectivação da inscrição.

 

A acção de consciencialização decorreu durante a cerimónia central do lançamento da campanha dirigida pela Ministra do Mar, Águas Interiores e Pescas, Augusta Maíta.

 

Em Manica, o INSS participou, na passada Sexta-feira (7 de Agosto) na cerimónia do lançamento da iniciativa, presidida pela governadora provincial, Francisca Tomás, onde sensibilizou os pescadores a se inscreverem no Sistema. São cerca de três mil pescadores artesanais que serão abrangidos pelo licenciamento naquela província do centro do País.

 

Go to top