HomeNotícias

Presidente da República satisfeito com o investimento do INSS em Cabo Delgado

Cabo Delgado - (17/08/2020) - O Presidente da República, Filipe Jacinto Nyusi, encorajou, Sexta-Feira passada, 14 de Agosto, na cidade de Pemba, o INSS a expandir o exemplo de Cabo Delgado para as outras delegações provinciais da instituição, em termos de sustentabilidade dos seus investimentos, que é baseada em construção de edifícios que agreguem uma parte para o seu funcionamento, enquanto uma outra para arrendar a terceiros, para diversos fins.

 

O Chefe de Estado fez este encorajamento após proceder à inauguração do novo edifício sede da delegação provincial do INSS de Cabo Delgado, construído de raiz, comportando sete pisos, incluindo um silo que serve de parque de estacionamento para cerca de 20 viaturas, bem como um sexto andar concebido para um restaurante de padrões standard, com vista para toda a baía de Pemba, que é a terceira maior do mundo, facto que, após escalar, deixou satisfeito o Chefe de Estado, sobretudo por se tratar de um empreendimento que ocorre numa altura de grandes investimentos na província, quer internos, quer externos.

 

Numa breve saudação aos funcionários presentes na cerimónia, a quem parabenizou pelo feito, Filipe Nyusi disse que aquele empreendimento veio dar uma outra abordagem, do ponto de vista de prestação de serviços e ambiente de trabalho, ao mesmo tempo que os responsabilizava para a manutenção das melhores condições ora apresentadas, na perspectiva de que a instituição deve agora focar-se para outras realizações, ultrapassada que foi esta etapa.

 

“Mantenham esta casa em condições, sem esperar pela sua degradação para o fazerem”, disse o estadista moçambicano.

 

O edifício inaugurado por Filipe Nyusi, em Pemba, com um total de 7.757 m2, está compartilhado de forma que ele mesmo seja sustentável, uma vez que, para além de o INSS ocupar o rés-do-chão e os primeiros dois andares, ou seja, 2.045 m2 do total, o mesmo tem quatro andares reservados para arrendatários interessados, com diferentes serviços e desenhos, incluindo o referido grande restaurante no último piso.

 

As obras da construção da imponente sede provincial da Delegação do INSS de Cabo Delgado iniciaram em Julho de 2014, primeiramente projectado um edifício para 3 pisos, mas que depois o projecto foi revisto para o modelo actual, com 7 pisos, o que estendeu o período para a sua conclusão para Outubro de 2019. No total a obra custou 476.032.373,38 meticais, de fundos próprios do INSS.

 

A ministra do Trabalho e Segurança Social, Margarida Adamugy Talapa, falando à imprensa, disse que o edifício que acabava de ser inaugurado pelo Chefe de Estado, localizado no bairro Eduardo Mondlane, era moderno e o maior do país, em termos de Delegações provinciais do INSS, acreditando assim que o mesmo irá contribuir para a mitigação da escassez de espaço para funcionamento e serviços, mais concretamente no actual contexto sócio-económico da região, em que muitos investidores procuram por espaços para os seus negócios.

 

Margarida Adamugy Talapa disse ainda que a política da instituição continua a ser de fazer mais investimentos recuperáveis, tendo em conta a sua vocação e o fim para que foi criada a segurança social, o que, felizmente, sublinhou, tem sido observado sem sobressaltos.

 

A delegação provincial do INSS de Cabo Delgado conta, actualmente, com um total de 5.703 contribuintes (empresas) inscritos no Sistema, 50.835 beneficiários (trabalhadores) e 2.025 Trabalhadores por Conta Própria (TCP). Quanto ao número de pensionistas, a província totaliza 1.970.

 

Com vista a garantir condições condignas aos utentes dos serviços da Segurança Social, nomeadamente contribuintes e beneficiários, assim como do público em geral, tendo em conta a dinâmica sócio-económica que o país regista, o INSS tem optado por construção de edifícios multiusos, como forma de acompanhar o desenvolvimento, bem como a sustentabilidade dos investimentos.

 

 

 

 

Go to top