HomeNotícias

Apoio social e divulgação do Sistema marcam festejos do dia da Segurança Social

Maputo - (23/09/2020) - Apoio social aos pensionistas e às pessoas necessitadas, no quadro do Programa de Acção Sanitária e Social, assim como a divulgação do Sistema, marcaram as actividades desenvolvidas, a nível nacional, por ocasião do 31º aniversário da criação da Segurança Social em Moçambique, assinado no dia 18 de Setembro.

 

 

Com efeito, seis pensionistas, sendo três de Sofala e igual número de Inhambane, receberam cabazes constituídos por produtos alimentícios. Nas províncias de Nampula e Manica, dois primeiros bebés nascidos no dia 18 de Setembro tiveram direito a enxovais.

 

Na cidade de Maputo, foram entregues, no âmbito das acções de prevenção da Covid-19, aos vendedores dos mercados Guachene e Zimpeto, nos distritos municipais da kaTembe e kaMubukwane, respectivamente, 2.000 máscaras, 11 baldes e 14 caixas de sabão.

 

Relativamente à divulgação do Sistema, foram realizados encontros com diversas entidades, casos de parceiros sociais (representantes dos empregadores e sindicatos), gestores de recursos humanos das empresas contribuintes, entre outras actividades.

 

A titulo de exemplo, a delegação provincial de Tete apresentou o tema sobre o impacto de informatização do Sistema de Segurança Social no Conselho dos Serviços de Representação do Estado. Na ocasião, a Secretária do Estado, Elsa Zacarias, saudou o empenho do INSS, tendo recomendado para uma maior divulgação e cobertura do Sistema a todos os distritos da província.

 

Em Manica, o Secretário do Estado, Edson Macuacua, exortou aos gestores de recursos humanos das empresas a difundirem cada vez mais os direitos dos trabalhadores e as condições de atribuição das prestações previstas na Segurança Social.

 

Na cidade de Maputo, realizou-se um seminário dirigido aos representantes dos sindicatos e empregadores, assim como dos beneficiários do Sistema. Em Cabo Delgado, foram realizadas diversas palestras junto de empresas contribuintes. Em Inhambane, a delegação provincial promoveu, no distrito de Inhassoro, um seminário dirigido aos pescadores e proprietários de embarcações de pesca, o qual contou com 47 participantes.

 

Integrado ainda nas acções de divulgação, quadros da instituição participaram em vários programas de rádio e televisão, para a partilha das realizações e dos desafios da instituição.

 

 

Go to top